Confira o novo fluxo de atendimento da saúde após início de reformas em três UBSs de Macapá

Lélio Silva, Álvaro Corrêa e São Pedro tiveram os serviços remanejados para outras unidades.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro será reformada | Foto: Arquivo /PMM

Com o lançamento do Programa “Saúde Para Todos”, a Prefeitura de Macapá já iniciou as ações de reformulação da rede municipal. Uma das medidas são as reformas das unidades básicas. Essa semana, três delas fecharam para o começo das obras.

As UBSs Lélio Silva, Álvaro Corrêa e São Pedro tivemos os serviços remanejados para outras unidades. Os profissionais também foram distribuídos para reforçar o atendimento. Veja como ficou a oferta de serviços da saúde:

Com a reforma da UBS Lélio Silva, no bairro Novo Buritizal, os atendimentos da unidade foram remanejados para a UBS Perpétuo Socorro, que funcionará 24 horas com urgência e emergência. O serviço de agenda noturna adotado na Lélio será ofertado agora para os moradores do bairro Fazendinha, na Unidade Pedro Barros. 

A população atendida nas UBSs São Pedro, no bairro Beirol, e Álvaro Corrêa, na zona norte, poderá buscar os serviços de saúde nas unidades adjacentes. As medicações de uso especial que eram distribuídas por elas, serão disponibilizadas na Unidade Básica Rubim Aronovitch e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. 

“Estamos organizando o fluxo dos atendimentos para que à população continue sendo atendida. Essa reforma é necessária e contribui para os avanços da rede municipal”, destaca a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

As unidades dos distritos de Macapá também serão contempladas no programa, a primeira a receber ordem de serviço será a UBS do Carmo do Maruanum I, nesta quinta-feira (12). Alguns atendimentos passarão a ser ofertados em domicilio, através das equipes do Estratégia Saúde da Família.

O pacote de reformas das unidades distritais conta com emenda do deputado federal Camilo Capiberibe, no valor de R$ 775.053,77, e a do Carmo do Maruanum, terá investimentos de recursos destinados pela então deputada federal, Janete Capiberibe, no valor de R$ 199.997,00.