A Prefeitura de Macapá iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (2), a limpeza e manutenção da Praça Floriano Peixoto, no cento da cidade. No domingo (1º), cerca de 8 mil pessoas passaram pelo local durante o “Feirão do Povo”, realizado em homenagem ao Dia do Trabalhador.
O evento reuniu feiras da agricultura familiar, economia criativa e afroempreendedorismo, além de shows artíticos e a tradicional pescaria.
Aproximadamente, 1,5 tonelada de resíduos gerados durante o evento foram retirados pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. Entre o material recolhido, estão sacolas plásticas, garrafas pet e de vidro, copos descartáveis, restos de alimentos e lixo em geral.
As vias no entorno da praça também estão recebendo variação e remoção de entulho. Duas equipes, com seis trabalhadores cada, executam os serviços que devem ser concluídos até o fim desta tarde.
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, explica que a Prefeitura tem um planejamento diário de limpeza e manutenção de praças e logradouros públicos com vários serviços, mas nesta manhã os trabalhos foram reforçados na Floriano Peixoto.
“Para que a praça fique limpa e organizada, entramos com nossas frentes de serviços logo nas primeiras horas da manhã. Queremos garantir um espaço, saudável, que continue proporcionando bem-estar e segurança à população”, concluiu o secretário.
O lago, que abrigou duas toneladas de peixe para a tradicional pescaria, também recebeu limpeza da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pelo projeto “Peixe na Mesa”.
Serviço
Quem for flagrado jogando lixo em via pública será responsabilizado pelo ato, tendo o prazo de 48 horas para fazer a retirada do material. A Zeladoria também pede ajuda da população para combater a prática ligando para o Disk Denúncia – (96) 99970-1078 – ou se dirigir ao prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.