As comunidades dos bairros Jesus de Nazaré e Zerão, e a área quilombola Curralinho, em Macapá, comemoraram neste domingo, 1º de maio, o anúncio da reforma das escolas municipais localizadas nessas regiões. Foram anos de espera para a revitalização dos três espaços.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dr. Furlan em cerimônia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, uma das contempladas. A escolha do local não foi por acaso, a unidade completa neste domingo, 56 anos de história e a festa teve direito a bolo e parabéns com a presença de alunos e moradores do Jesus de Nazaré.
As outras duas são as escolas Marinete Miro, no Zerão, e Velho Chico, no Curralinho. Com elas, subiu para 23 o número de unidades em reforma na capital. O valor investido é cerca de R$ 23 milhões, da Prefeitura de Macapá e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), beneficiando mais de 14 mil pessoas, entre estudantes e servidores.
“A Prefeitura tem se esforçado para resolver os problemas crônicos identificados na educação municipal. O processo de ensino-aprendizagem é complexo e envolve uma série de questões e estamos atentos a cada uma delas, buscando e executando as soluções”, frisou Dr. Furlan.
A professora Maria da Cunha não conteve a felicidade ao declamar um poema. Ela agradeceu à gestão municipal por cuidar da estrutura da escola. “A Educação tem sido a grande preocupação, para aqueles que acreditam em uma transformação”, disse, emocionada.
A animação ficou por conta do Tio Nescau e de diversas apresentações, entre elas, a dos alunos que cantaram a paródia “E vai rolar a festa, vai rolar. A Emef Rondônia vai festejar”. O momento festivo envolveu o público presente, que não perdeu tempo para dançar.
As 23 escolas terão os prédios reformados com novos telhados, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, gerando emprego e renda para trabalhadores das próprias comunidades. As obras são executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
As três unidades anunciadas neste domingo terão investimento de R$ 2,1 milhões oriundos do FNDE, mais Tesouro Municipal.
A solenidade contou com a presença da comunidade escolar, servidores, secretários municipais, e de autoridades políticas, como os vereadores Alexandre Azevedo, Paulo Nery e Zeca Abdon, e a deputada estadual Telma Nery.
A participação ativa dos vereadores nas demandas direcionadas ao Executivo foi destacada pelo vice-governador Jaime Nunes, que participou do evento. “Essa sinergia entre o executivo e o parlamento é fundamental para uma boa gestão. Quando se faz política para o povo, as ideologias dão espaço para a união pelo bem comum”, concluiu.