Prefeitura de Macapá e Governo Federal realizam mutirão de limpeza na margem do Rio Amazonas

Ação que acontece neste sábado, faz parte do Programa Rios +Limpos.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Trabalho de limpeza será realizado em 4 quilômetros da orla do Rio Amazonas | Foto: Arquivo/PMM

Com o objetivo de reduzir a contaminação da água pelos resíduos sólidos, a Prefeitura de Macapá se juntou ao Programa Rios +Limpos, do Governo Federal, para realizar uma ação de limpeza em 4 quilômetros da margem do Rio Amazonas, que banha a frente da capital. O mutirão inicia às 8h deste sábado (2) na Concha Acústica do Araxá.

As tratativas para essa atividade foram iniciadas pelo município ainda em janeiro deste ano e a iniciativa se soma ao trabalho que já vem sendo realizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Zeladoria Urbana, em relação à limpeza e preservação do Rio Amazonas. No sábado, dezenas de servidores municipais atuarão como voluntários na ação.

“A Semam e a Zeladoria deram o suporte como a identificação dos locais mais críticos. O trabalho do evento todo será dividido em oito equipes, sendo que cinco são da Prefeitura. E das 100 pessoas que participarão da ação, aproximadamente 60 são servidores do município”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

Após a retirada do lixo da margem do rio, o material será pesado e separado entre itens recicláveis e não recicláveis. Tudo o que pode ser reaproveitado, será entregue aos catadores e os demais rejeitos serão encaminhados ao Aterro Sanitário de Macapá.

Rios +Limpos
É um programa do Governo Federal que possui o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico nas cidades brasileiras. Lançado em setembro de 2021, o projeto já realizou sete ações, que coletaram ao todo cerca de 18,5 toneladas em 170 quilômetros de rios percorridos e reuniram aproximadamente 900 participantes.