Em Macapá, canais recebem reforço na limpeza para evitar pontos de alagamentos

Na zona norte, trabalhos de drenagem e desobstrução são reforçados no Canal do Jandiá

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Retroescavadeira, caçambas e trator trabalham na retirada de entulhos no Canal do Jandiá | Foto: Leonilson Penha/Zeladoria

Em continuidade às medidas de combate aos pontos de alagamentos da cidade, a Prefeitura de Macapá segue com as frentes de serviço para a limpeza de canais. As intervenções são parte do Plano de Contingência de Inverno, criado com o objetivo de conter riscos de alagamento no entorno desses espaços.

Na zona norte da capital, os serviços estão concentrados no Canal do Jandiá, com reforço na extensão da Rua Adilson José Pinto Pereira, entre os bairros Pacoval e São Lázaro. Nesta segunda-feira (28), aproximadamente 15 homens trabalham com o auxílio de uma retroescavadeira, duas caçambas e um trator para retirada de entulhos e desobstrução da área para dar vazão à água.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, informou que o Jandiá é muito extenso e compreende grande parte dos bairros onde, constantemente, são registrados pontos de alagamentos, por isso os esforços nas intervenções de drenagem, desobstrução e limpeza.

“Na extensão da Rua Adilson José Pinto Pereira a maré alta, geralmente influencia o canal e faz transbordar a água, deixando a via submersa, tornando o trânsito lento no trecho, um dos principais acessos ao centro da cidade. Estamos trabalhando para evitar que os canais fiquem impedidos de escoar a água. No entanto, é fundamental que a população também se conscientize, evitando jogar lixo no entorno desses locais”, ressalta o secretário.

Trabalhos continuam em outros trechos do canal com varrição e capina | Foto: Leonilson Penha/Zeladoria

Durante a semana, os trabalhos continuam em outros trechos do canal, com varrição, capina manual e mecanizada remoção de lixo e entulho da produção resultante dos serviços. A ação, que acontece, em média, trimestralmente, pode ter o prazo antecipado em alguns canais, a depender do nível de obstrução ocasionado pelo acúmulo de resíduos.

Serviço
Na limpeza dos canais, é comum encontrar além do mato, sofá velho, fogão, dentre outros tipos de lixo. O despejo de lixo em locais públicos deve ser denunciado. A Zeladoria dispõe do número (96) 99970-1078 para atendimento. O crime pode também ser denunciado no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.