A Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip) tem um canal de atendimento exclusivo para a população solicitar serviços de reparos nas ruas e avenidas de Macapá. O call center recebe diariamente informações de áreas com lâmpadas apagadas ou acesas durante o dia e, principalmente, situações de vandalismo nos equipamentos e furtos de cabos.
As praças públicas são os alvos mais frequentes dos criminosos. Mesmo com reparos regulares, a Semip continua registrando os furtos de cabos. Algumas medidas vem sendo aplicadas, como o uso de lâmpadas a base de luz solar, recuperação de circuito subterrâneo, e concretagem da base.
“Hoje enfrentamos os constantes furtos de cabos, que prejudicam a iluminação de vários espaços públicos da capital. Isso exige uma maior demanda de material, pessoal e tempo de execução, aumentando, inclusive, nosso custo operacional”, explica o titular da Semip, José Elia Rigamonti.
Em função dos furtos e a quantidade de lâmpadas que estão apagando no período chuvoso, o tempo de atendimento das equipes da secretaria é de até 60 dias. Em dias chuvosos o serviço é suspenso por questões de segurança.
Para solicitar serviços de iluminação pública, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone (96) 99970-3923, por ligação ou mensagem de WhatsApp. O call center é disponível de 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. É preciso fornecer identificação e número de telefone para contato.
O chamado é aberto com o preenchimento do endereço do local que necessita de reparos, com nome da rua, bairro, número e ponto de referência. O próximo passo é informar o tipo de ocorrência, como lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia, luz oscilando ou vandalismo.
A manutenção de redes de distribuição de energia, incluindo postes, cabos e podagem para limpeza da rede elétrica é de competência do Grupo Equatorial Energia, que assumiu a Companhia de Eletricidade do Amapá, e pode ser acionada diretamente pelo telefone 0800 096 0196.