Blitze combatem transporte irregular e infrações no trânsito, em Macapá

Operações integradas entre os órgãos de segurança acontecem diariamente, em pontos e horários estratégicos.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Agentes promoveram blitz no centro de Macapá | Foto: Cristiane Mareco/PMM

Reforçar medidas de segurança, coibir o transporte irregular e infrações no trânsito têm sido os constantes alvos das ações da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Esta semana, várias blitz repressivas estão sendo realizadas pela capital.

As operações integradas entre os órgãos de segurança acontecem diariamente em pontos estratégicos e horários alternados, com base em levantamentos dos locais com maior fluxo de veículos, incidência de infrações e acidentes de trânsito.

As blitze também fiscalizam se os veículos cadastrados na CTMac como mototáxi, transporte escolar, táxi, carga e fretamento estão regulares na Companhia. Há ainda a verificação de veículos com restrição de furto.

As fiscalizações acontecem em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amapá (BPTran).

CTMac verificou regularização de transporte de passageiros | Foto: Cristiane Mareco/PMM

Para o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, as blitze repressivas são uma forma de coibir infrações e também é uma solicitação de todas as categorias para que seja retirado de circulação, todas as pessoas irregulares e transportes clandestinos.

“O objetivo não é gerar multas ou penalidades, e sim oferecer segurança no trânsito de Macapá. Para os infratores a blitz repressiva é vilã, no entanto, a ação garante tranquilidade para os motoristas e pedestres, porque é durante a abordagem que os agentes retiram das ruas motoristas infratores, transportes irregulares e a apreensão de veículos furtados”, explica o presidente.

Com documento em dia, Manoel Furtado foi abordado na blitz e aprovou a fiscalização | Foto: Cristiane Mareco/PMM

O condutor, Manoel Furtado, aprovou a ação de terça-feira (22), na rua Cândido Mendes, no centro comercial da capital. Para ele, os órgãos de segurança estão agindo de forma correta, com isso o trânsito ganha mais qualidade e as pessoas se tornam mais responsáveis.

“Infelizmente algumas pessoas acham que tudo é permitido e tentam driblar as leis. Essas blitze contribuem para a mudança de comportamento, especialmente do condutor infrator.

Durante as abordagens na Cândido Mendes, os agentes de trânsito apreenderam 12 motos, sendo 10 por transporte irregular de passageiros, 2 por não portar licença de trafego e 2 veículos por transporte irregular de passageiros.

Saiba como proceder em uma abordagem nas blitz:

  • Diminua a velocidade
  • Baixe os vidros e acenda a luz interna
  • Atenda à solicitação do agente ou policial e pare o veículo
  • Seja respeitoso ao falar com o policial ou agente de trânsito
  • Apresente os seus documentos e do veículo, se solicitados
  • Não ultrapasse o bloqueio policial

Repressivas são uma forma de coibir infrações em Macapá | Foto: Cristiane Mareco/PMM