Bioparque da Amazônia recebe exposição do Museu do Negro Gertrudes Saturnino

Mostra itinerante estará disponível de 23 a 27 de março, no espaço do Guia do Meio do Mundo, na Trilha Pau-Brasil.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bioparque fica localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A cultura afroamapaense ganha destaque no Bioparque da Amazônia, um espaço natural localizado na área urbana de Macapá. De 23 a 27 de março, o parque recebe uma exposição itinerante do Museu do Negro Gertrudes Saturnino, do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

Os visitantes poderão conferir o acervo de peças referentes à história da população negra no Amapá, como utensílios domésticos de barro produzidos pelas Louceiras do Maruanum, que desenvolvem um trabalho tradicional repassado a gerações.

A maior e mais autêntica manifestação cultural do Amapá, o Marabaixo, será ilustrada com caixas de percussão e indumentárias de diversas cores. Também estarão em exposição elementos culturais da capoeira e das religiões de matrizes africanas.

O Museu do Negro tem a missão de preservar, dar publicidade e fomentar o desenvolvimento de expressões artístico-culturais afro-brasileiros em Macapá, explica o chefe da divisão do Museu, Fábio Bernardo.

“O Improir desenvolve ações de exposições educacionais, dos acervos bibliográficos e elementos da cultura afroamapaense e itinerante sobre a cultura negra em diversos espaços públicos da cidade. No Bioparque, levaremos grande parte do acervo, com a intenção de chamar a atenção dos visitantes para a história da população negra no Estado”, explica.

Serviço
No Bioparque, a exposição inicia na quarta-feira (23), dia de promoção com meia-entrada garantida para todos os públicos. O acervo estará disponível no espaço do Guia do Meio do Mundo, com acesso pela Trilha Pau-Brasil, até o dia 27 de março. O horário de atendimento será das 13h às 17h.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de florestas, no meio do centro urbano de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. O parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.