O Horto Municipal de Macapá recebeu mais de 5 mil mudas doadas pela Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel), cedidas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). As plantas serão utilizadas em diversos projetos de arborização e paisagismo da capital, beneficiando a população com uma cidade mais bonita e colorida.
Ao todo, foram doados 3 mil mudas de Ipê amarelo e 2,6 mil de açaizeiros. “Essa doação é de suma importância para Macapá, uma vez que estamos trabalhando intensamente por uma cidade mais bonita, verde e agradável”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.
O supervisor florestal da Amcel, Marcio Visnoveski, explica que são realizadas constantes doações de ipê, açaí e eucalipto, em parceria com órgãos públicos, prefeituras e instituições, visando alcançar uma grande área de plantio de mudas nativas, frutíferas ou florestais, na região.
“Essa parceria com a prefeitura tem grande importância, já que o plantio das mudas tem benefícios diretos à população apoiando o início do cultivo de açaí, e o paisagismo; com as mudas nativas”, finaliza.
Conheça as espécies recebidas pela Prefeitura de Macapá:
Ipê Amarelo
O nome científico é Handroanthus ochraceus ou Tabebuia ochracea. A espécie pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Ela é muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.
Açaí
O nome científico é Euterpe oleracea. O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos frutos são consumidos em forma de bebida, muito nutritiva e energética, possuindo grande concentração de vitaminas, sais minerais, óleos essenciais e substâncias antioxidantes, como a antocianina, responsável pela cor arroxeada.