A Prefeitura de Macapá realiza o processo de expansão da frota de ônibus na capital e, desde o início da semana, moradores do Conjunto Habitacional Macapaba têm 20 novos ônibus para facilitar a mobilidade deles. Além disso, também foram reformados o terminal e mais seis abrigos.
“Na nossa gestão, não existe nenhum lugar esquecido, um exemplo disso, são os investimentos feitos no Conjunto Macapaba. Já entregamos uma UBS [Unidade Básica de Saúde] e, agora, estamos dando aos moradores mais facilidade e conforto com esses novos ônibus, que são a garantia de um transporte público de qualidade e digno aos usuários”, destaca o prefeito, Dr. Furlan.
Os ônibus farão o percurso de vários bairros da capital, desde a zona norte até a zona sul. Dez veículos farão a linha Macapaba/Garden e os outros dez estarão na linha Macapaba/São Camilo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, suspensão de ar, Wi-Fi, acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs), além de carregadores USB para dispositivos móveis.
A melhoria no sistema de mobilidade no Macapaba foi feita pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). De acordo com o diretor-presidente, Andrey Rêgo, os coletivos garantem transporte barato e seguro.
“Nossas equipes de trânsito estão trabalhando para acompanhar o desempenho das empresas no atendimento diário aos cidadãos e estamos melhorando gradativamente o sistema de transporte coletivo da nossa cidade. Parte desse trabalho passa pelo aumento do número de ônibus”, ressalta.
Além de proporcionar mais conforto e segurança aos moradores, a iniciativa da Prefeitura de Macapá está gerando cerca de 60 novos empregos e as contratações priorizaram os moradores do conjunto habitacional.
A aposentada, Maria Silva, diz que essa é uma reivindicação antiga dos moradores e que a partir de agora eles terão mais agilidade no deslocamento pela cidade.
“Há algum tempo os moradores do Macapaba sofrem com a carência de ônibus na região e agora essa realidade mudou. Temos acesso a mais coletivos e abrigos totalmente reformados”, diz.
O líder comunitário, José Feitosa, avaliou de forma positiva a iniciativa da Prefeitura de Macapá e diz que esse é um momento de vitória para os moradores do conjunto habitacional.
“Nós acreditávamos que viriam somente cinco ônibus e para nossa surpresa são 20. Isso é uma maravilha e significa menos tempo nas paradas e mais conforto e segurança. Nos comprometemos a cuidas dos abrigos reformados para que todos possam usar por muito tempo”, comenta.
A entrega dos coletivos aconteceu no terminal de ônibus do Macapaba II e contou com a presença de secretários municipais, vice-governador do Estado, Jaime Nunes, vereadores e moradores do conjunto habitacional.