‘Fiquei encantada com as bonecas africanas, comprei para minha neta e filha’, diz turista na Feira Afroempreendedora em Macapá

Ação fez parte da programação voltada às mulheres e buscou incentivar também o empreendedorismo feminino

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas De Promoção da Igualdade Racial

Turista Nádia Ribeiro comprou bonecas marabaixeiras I Foto: Abel Neto/PMM

Dona Nádia Ribeiro, aposentada de 58 anos, é de Belo Horizonte-MG, participou da programação da Prefeitura de Macapá voltada às mulheres neste sábado (12).  Acompanhada do esposo, a visitante disse que ficou encantada com os produtos da Feira Afroempreendedora. “Fiquei encantada com as bonecas africanas, comprei duas para minha neta e filha, o trabalho e o acabamento são impecáveis, não pude deixar de comprar”, conta a aposentada.

A feira fez parte da programação deste sábado do ‘Elas em Movimento’, realizada no complexo do Araxá. Seis artesãs comercializaram seus produtos, entre bonecas, anéis de tucumã, pulseiras, brincos, cordões, bandanas, vestidos com estampas afro, chaveiros e outros artigos que remetem à cultura afroamapaense.

“Empreender é não passar fome, pagar as contas e sustentar a família. Sabemos que muitos estão aí fora com dificuldades para sobreviver. Por isso, os idealizadores da ação estão de parabéns”, comenta a artesã Patrícia Nobre, de 42 anos.

A diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, destacou que ações como esta contribuem para o empoderamento de mulheres por meio do afroempreendedorismo.

“A ação foi um sucesso. O dia inteiro de feira garantiu um bom percentual de lucratividade para estas mulheres batalhadoras. Nas próximas semanas teremos mais eventos e uma calendário fixo para a feira”, enfatiza a gestora.

Artesanato remete as raízes culturais afroamapaenses I Foto: Abel Neto/PMM

Mês da Mulher
O “Elas em Movimento” é um projeto alusivo ao Mês da Mulher, realizado pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa oferta serviços de saúde, cultura, lazer e cidadania durante todo o mês de março.

A ação da Prefeitura foi organizada pelas secretarias municipais de Saúde, Mobilização e Participação Popular, Direitos Humanos, Obras, Zeladoria Urbana, Meio Ambiente e Postura Urbana, Assistência Social e Comunicação, além dos institutos municipais de Políticas de Promoção da  Igualdade Racial (Improir) e de Turismo (Macapatur), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Guarda Civil Municipal de Macapá, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel).