Ação ‘Calçada Limpa’ orienta moradores e empresários sobre passeio público livre

Campanha educativa percorre as principais vias de comércio da capital.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

Fiscais ambientais e de direitos humanos conscientizaram empreendedores | Foto: Alexssandro Lima/PMM

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Direitos Humanos (SemDH), realizaram nesta quarta-feira (23) mais uma etapa da ação “Calçada Limpa” que orienta empresários e moradores para desobstruir calçadas públicas. A campanha seguiu na rua Mato Grosso, no bairro do Pacoval.

Carros estacionados de forma irregular, cadeiras em calçadas, e grades e portões foram retirados do passeio público durante a ação. Além da orientação aos empreendedores, houve uma notificação em um estabelecimento de locação de carros.

Para o empresário e proprietário de concessionária, Mário Silva, a ação é primordial para que todos se sensibilizem e respeitem o passeio público.

“Eu me coloco no lugar dessas pessoas que precisam usar as calçadas. Faço de tudo para não ocupar a passagem com os meus veículos, pois entendo que esse é um espaço do pedestre”, ressalta.

Segundo o coordenador municipal da Pessoa com Deficiência Física, Ruan Linconl, a campanha de caráter educativo é essencial para dialogar com empresários e moradores.

“Continuamos com a ação Calçada Limpa, que seguirá pelas ruas de Macapá até o final da semana. Nós estamos buscando mais conscientização, acessibilidade e mobilidade”, finaliza.

As equipes já circularam pelas principais ruas da cidade, onde o comércio é predominante, como a rua Guanabara e a avenida Padre Júlio.