Em Macapá, mais de 9 mil toneladas de lixo e entulhos são recolhidos em janeiro

Resíduos foram retirados dos canais, áreas de ressaca, ruas, praças e canteiros.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Trabalho de limpeza dos canais é permanente para evitar alagamentos | Foto: Coordenação de Limpeza

Nos primeiros trinta dias de 2022 a Prefeitura de Macapá recolheu 9.684,41 toneladas de lixo e entulho resultados da manutenção e limpeza da cidade nos serviços de capina manual e mecanizada, remoção de lixeiras, poda de árvores, desobstrução dos canais e áreas de ressaca.

Os serviços fazem parte do Plano de Limpeza do Município e seguem um cronograma diário de ações executadas depois de visitas técnicas da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, e demandas solicitadas pela população pelo Disk Denuncia. A coleta domiciliar representa 57% desse volume, o que corresponde a 6.681,24 toneladas.

Já a limpeza urbana equivale a 31% da retirada de resíduos com 3.051,69 toneladas. Dos canais e áreas de ressaca foram 45,65 toneladas. Dos distritos, o acumulado soma 77,33 toneladas e os contêineres 128,5 toneladas.

“A prefeitura tem cumprido regularmente o planejamento de limpeza da cidade e mais uma vez pedimos que a comunidade nos ajude a manter tudo limpo. Estamos no período de chuvas. Lixo e entulhos em canais e vias públicas comprometem a vazão da água ocasionando transtornos como os alagamentos”, reforça o secretário da Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Disk denúncia
A Zeladoria dispõe do número (96) 99970-1078 para receber denúncias de descarte irregular. O crime pode também pode ser denunciado no prédio da secretaria, que fica na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro do Trem, Zona Sul de Macapá.