Membros do Comitê Gestor do Viveiro de Mudas Frutíferas e Essências Florestais de São Joaquim do Pacuí receberam o técnico agrônomo José Cláudio Malcher, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), para dar continuidade ao trabalho de revitalização do espaço. Espera-se produzir cerca de sete mil mudas.
A revitalização iniciou no início deste mês, quando a equipe do Departamento de Estudo de Mercado e Capacitação da Semdec esteve na região fazendo vistoria técnica para a viabilização do Projeto Viveiro e reuniu-se com o comitê gestor, formado por moradores do distrito que estão responsáveis pelo viveiro. Eles participaram de capacitação sobre como produzir as mudas e manter o espaço, que também receberá vistoria ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), para autorizar e certificar a produção.
“Estamos orientando e fiscalizando essa revitalização. Futuramente, proporcionaremos curso de capacitação sobre comercialização de produtos para os membros do comitê e demais agricultores que estejam envolvidos na produção de mudas”, explica Malcher.
O Viveiro de Mudas Frutíferas e Essências Florestais abrange plantas nativas e produtos vegetais, como copaíba, andiroba, pracaxi e castanha do Brasil. O projeto visa melhorar a produção dos agricultores e proporcionar uma renda extra, além de garantir mais produção de plantas da região.
Pérola Pedrosa
Assessoria de comunicação/Semdec