Mesmo com fortes chuvas, Defesa Civil do município não tem registro de ocorrências graves

No sábado (5) e domingo (6), o órgão atendeu uma ocorrência que foi classificada como sem gravidade.

Por Cristiane Mareco - Defesa Civil

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Defesa Civil registrou somente uma ocorrência, que foi classificada como sem gravidade | Foto: Acervo/Defesa Civil Municipal

Em Macapá o primeiro fim de semana de fevereiro foi marcado por fortes chuvas e por isso, a Prefeitura de Macapá intensificou o trabalho de monitoramento de áreas criticas da capital. A atividade foi executada pela Defesa Civil do município como forma de prevenir possíveis desastres e mesmo com chuvas acima da média, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

No sábado (5) e no domingo (6), a Defesa Civil atendeu uma ocorrência classificada como sem gravidade no bairro Novo Horizonte. No local houve o alagamento de vias e isso se deu em função do registro de chuvas de 48,2 mm em 12 horas.

Um dos motivos para o número reduzido de alagamentos é o trabalho de limpeza e desobstrução dos canais e áreas de ressacas, que são realizados diariamente pela Prefeitura. A iniciativa, que é intensificada durante o inverno amazônico, visa a minimização dos impactos das fortes chuvas na capital.

O coordenador da Defesa Civil, Aldair Santos, afirma que o órgão trabalha em conjunto com a sociedade em todos os momentos e precisa do apoio constante da população para manter as áreas de risco sempre limpas.

“A limpeza dos canais e bueiros estão com um nível de eficiência muito bom e bem diferente dos anos anteriores. A população também está colaborando para manter os locais limpos e os pontos que são suscetíveis a problemas de alagamentos seguem sendo monitorados 24 horas pela Defesa Civil Municipal. Até o momento não houve a necessidade de ser ativado o Plano de Atendimento Emergencial [PAE]”, destaca Aldair.

Alerta
Sempre que necessário, a Defesa Civil informa à população a respeito da ocorrência de fortes chuvas e em caso de situação de perigo iminente, o munícipe deve entrar em contato pelo telefone (96) 98801-1153.

Disk Denúncia
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana disponibiliza um canal direto para população fazer denúncia de descarte irregular de lixo em áreas públicas. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone (96) 99970-1078.

Orientações em casos de alagamento
– Alagamento nas residências, orienta-se sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais e se abrigar em um local seguro;
– Caso o veículo esteja em área de alagamento, o motorista deve evitar seguir o trajeto das enchentes. – – Se o automóvel estiver inundando, a orientação é abandonar o veículo;
– Pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Isso de dá em função do risco de descargas elétricas;
– Não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e;
– Evitar utilizar aparelhos ligados à tomada quando durante os alagamentos.