Cras Amor e CEU das Artes serão modernizados e voltarão oferecer atendimentos sociais e profissionalizantes

Obra de reforma e modernização já tem mais de 90% dos serviços concluídos.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Cras Amor voltará a oferecer serviços de assistência social | Fotos: Júnior Dantas

As obras de reforma e modernização do Centro de Referência a Assistência Social (Cras) Amor e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes, no bairro Infraero 2, já estão com mais de 90% dos serviços concluídos. A iniciativa amplia o uso do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que garante aos usuários o acesso aos direitos sociais.

Os locais já passaram pelas etapas de demolições que foram necessárias para o andamento da obra e, também, adequação das redes elétrica e hidráulica. Agora eles estão na fase de acabamento.

Há quase dois anos o Cras Amor estava fechado para atendimentos de assistência e com a entrega da obra, os serviços estarão disponíveis, principalmente, às famílias em situação de vulnerabilidade, risco social, condições de abuso, alcoolismo e desemprego, que necessitam de proteção básica, assistência social e psicológica, além de cadastramento em programas de renda.

No local eles terão acesso a ações de proteção à família, emissão da carteira de benefícios para pessoa com deficiência e pessoa idosa, além da entrega de benefícios eventuais como cesta básica e kit bebê.

“A reforma e as melhorias da área de atendimento do Cras Amor proporcionarão atendimento adequado às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou que procuram por algum serviço voltado a atenção social básica do Suas”, diz o coordenador do local, Sebastião Filho.

Já o CEU das Artes passa pelo processo de reforma e modernização, que engloba as salas de atendimento, coordenação, sala multiuso, banheiros, biblioteca e auditório. O local também passa os equipamentos esportivos e de lazer, como o playgraud, skate park e a quadra poliesportiva, revitalizados.

“O CEU das Artes é um espaço essencial para a comunidade e por isso estamos trabalhando para trazer mais investimentos a esses pontos da cidade. Nós percebemos que mesmo com problemas de estrutura, o local é frequentado por jovens e crianças e a partir da a reforma, vamos entregar um local seguro a todos”, destaca o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

As obras no Cras Amor e CEU das Artes são executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e custeada com emenda parlamentar do Deputado Federal Acácio Favacho (PROS), no valor de R$ 250 mil mais contrapartida municipal.

Obra incluiu adequação nas instalações elétricas e hidráulicas | Fotos: Júnior Danta