Macapaluz: prefeitura dá continuidade ao cronograma de serviço em praças e arenas do município

Além de estar diretamente ligada à segurança pública, a garantia no melhor serviço de iluminação pública previne a criminalidade, ressalta as áreas urbanas, valoriza monumentos e aproveita melhor os locais de lazer. Desta forma, a Prefeitura de Macapá, por meio do programa Macapaluz, dá continuidade ao cronograma de serviço em praças e arenas da cidade. Os espaços públicos estão destacados como áreas de prioridade de atendimento.

 

Já receberam os serviços a Praça Barão do Rio Branco, arena do bairro Zerão e a Alameda Serrano. No total, foram recuperados 73 pontos de luz só nestes locais. Para o mototaxista Joaquim Vasconcelos, que trabalha há oito anos num ponto de mototáxi na Praça do Barão, o serviço garante segurança no local. “Um ponto mal iluminado atrai violência. Sofremos com constantes assaltos, muitos decorrentes da falta de iluminação. Esperamos que, além de um espaço bem iluminado, tenhamos a presença da segurança pública também”.

 

Nos espaços públicos, a má utilização e vandalismo na rede elétrica são as principais ações que danificam o serviço podendo causar curtos e até perdas dos equipamentos de iluminação. Técnicos do programa trabalham na fiscalização e, ao mesmo tempo, nas melhorias no selamento das caixas de passagem e eletrodutos com o objetivo de dificultar essas ações.

 

Nesta semana, os trabalhos do Macapaluz ocorrem na Rodovia JK, Praça Araxá, bairros Buritis e Liberdade, e no Loteamento São José. Qualquer tipo de reclamação sobre o serviço de iluminação pública deve ser encaminhado à ouvidoria da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), na Rua Hamilton Silva, nº 2428, Trem, das 8h às 14h.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob