Prefeitura de Macapá recebe sementes para arborizar a cidade

Cultivo de árvores contribui para o crescimento do paisagismo na área urbana.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), recebeu mais de 20 mil sementes para plantação. A doação foi feita pela Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), vinda de Brasília, e é resultado de articulação entre o prefeito Dr. Furlan e a direção da companhia.

Já a Amcel (Amapá Florestal e Celulose S.A.), em parceria com a Prefeitura de Macapá, será a responsável no trabalho de germinação e cultivo até a fase do plantio. A ação contribui para o Projeto de Arborização da capital que busca incentivar a produção de sementes arbóreas.

A cessão das sementes aconteceu em visita técnica ao município de Tartarugalzinho na sexta-feira (3). Para o secretário da Semam, Marcelo de Oliveira, a visita permitiu estabelecer e conhecer toda a estrutura do viveiro da Amcel.

“Nós recebemos 2 mil mudas de açaí e daqui há algumas semanas receberemos 3 mil de ipês. Depois de devidamente plantadas, essas plantações irão colaborar para uma cidade mais conectada com a natureza, bonita e menos poluída”, ressaltou o secretário.

Além disso, também serão plantadas em viveiro da Amcel, localizado em Tartarugalzinho, as espécies mutamba, candim, amendoim branco, bálsamo, jacarandá mimoso, tiovana, pajéu, piúnha, aroeira vermelha, aroeira, sucupira branca, sucupira preta, jacarandá da bahia, cambui, capitão do mato e saboneteira.

A importância da arborização
Atualmente, Macapá possui 66% da arborização de vias públicas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Cultivar plantas no meio urbano, especialmente na capital, contribui positivamente para a regularização do clima, ao diminuir temperaturas com a presença das árvores, flores e demais plantações. Além disso, traz uma maior qualidade de vida para a população macapaense.