Profissionais e estudantes participam de capacitação sobre avaliação e tratamento de usuários de substâncias psicoativas

A capacitação iniciou nesta quarta-feira (27) e segue durante outubro e novembro.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (27), profissionais e estudantes de saúde iniciaram a capacitação para lidar com pessoas enfrentando desafios relacionados ao uso de drogas. Através dessa qualificação será possível identificar precocemente transtornos causados pelo uso de Substancias Psicoativas (SPAs).

Substâncias psicoativas agem no sistema nervoso provocando alterações em funções cerebrais, proporcionando sensações que interferem temporariamente no humor, na consciência, no comportamento e na percepção do indivíduo.

“O curso foi pensado e desenhado para auxiliar profissionais da saúde, médico, psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, nutricionista, educador físico e estudantes, mas, especificamente, da saúde mental do município, em processos de avaliação e de manejo, baseados em evidências científicas, de pessoas enfrentando esses desafios relacionados ao uso de drogas”, destacou o psicólogo Miguel Gil Borges.

“Por meio dessa capacitação será possível efetivar atendimento adequado e acolhedor, utilizando uma abordagem baseada em evidências científicas, ” concluiu o psicólogo.

A capacitação, que iniciou nesta quarta-feira, segue durante os dias 29 de outubro e em 01, 03, 05 e 08 de novembro.

Para conclusão do curso, profissionais e estudantes irão responder avaliações com base no conteúdo apresentado durante os seis dias de atividades.