CER promove ação em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência Física

A programação incluiu palestras, oferta de serviços e um momento de vivência, que é voltado a pessoas que não possuem deficiência.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Adevaldo Cunha

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), da rede municipal de saúde, promoverá neste sábado (16) uma série de atividades para marcar a passagem do Dia da Pessoa com Deficiência Física, que foi celebrado na segunda-feira, 11 de outubro. A atividade acontecerá no prédio do CER e contará com palestras e oferta de serviços à população.

“A pessoa com deficiência é o maior público que atendemos no CER e a expectativa com essa ação é trazer esse público para perto do Centro a fim de que eles conheçam o espaço e todos os serviços que oferecemos”, afirmou a diretora do local, Camila Cadena.

A programação inicia às 9h com a apresentação de um balé formado por pessoas com deficiência e, posteriormente, ocorrerá uma rodada de palestras que falarão sobre o direito da pessoa com deficiência física, autocuidado do familiar da pessoa com deficiência física e atendimento desse público nos serviços. Além de oficinas de avaliação da saúde auditiva, estimulação de linguagem e auriculoterapia. Este momento encerrará com uma palestra sobre capacitismo, que visa conscientizar os participantes a respeito do emprego incorreto de alguns termos da língua portuguesa.

“Às vezes usamos palavras que ofendem as pessoas que tem algum tipo de deficiência e com isso queremos mostrar que é possível manter um canal de diálogo sem ofender ninguém”, destacou Camila Cadena.

Momento de vivência
A programação também terá um momento de vivência, que será voltado às pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência. Isso se dará através da prática esportiva e com isso, os participantes poderão experimentar jogos vôlei sentado, bocha, entre outras atividades lúdicas.  “Em pleno ano paraolímpico, a ideia é que aproximar tanto as pessoas com deficiência quanto aqueles que não possuem deficiência da prática esportiva”, completou a diretora.

Parcerias
A atividade será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que, por meio da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Portador de Doenças Raras, será a responsável pelas palestras e através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), levará as atividades esportivas.

Além isso, a iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que será responsável pela doação de cestas básicas que atenderão alguns pacientes carentes atendidos pelo CER e também a aos moradores da área de entorno do Centro.