Outubro Rosa: programação leva atendimentos de saúde para mulheres da zona sul de Macapá

Campanha ‘A Prevenção é o melhor caminho, junte-se a essa luta você também’ reúne serviços de saúde e assistência por meio da união de diversas secretarias municipais.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Iniciou nesta segunda-feira (4) a ação de abertura da programação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. Neste primeiro dia foram realizados serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós e atendeu moradoras da zona sul de Macapá.

A campanha traz como tema ‘A Prevenção é o melhor caminho, junte-se a essa luta você também’, que reúne serviços de saúde e assistência por meio da união de diversas secretarias municipais. Durante todo o mês de outubro, os atendimentos serão ofertados para este público nas UBSs e pontos estratégicos da cidade. Também serão alcançadas as comunidades da zona rural.

Coleta de PCCU; exame clínico das mamas; solicitação de mamografia para as mulheres na faixa etária de rastreamento; testes rápidos para HIV, VDRL, hepatite B e C; consulta com clinico geral e ginecologia; consulta com a nutricionista; vacina; dispensação de medicamento mediante receita; exames laboratoriais e de secreção vaginal; verificação de pressão arterial, glicemia capilar e peso; maquiagem, massoterapia; e dentista, fazem parte dos serviços ofertados durante a ação.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esses atendimentos são disponibilizados à comunidade diariamente, no entanto, no mês de Outubro, os profissionais de saúde da Semsa buscam parcerias para que, através das ações, possam alcançar um número maior de mulheres atendidas.

“Esta é uma campanha conhecida mundialmente e celebrada anualmente, o Outubro Rosa visa promover atendimentos de saúde para as mulheres, e além desses serviços, buscamos inserir palestras com depoimentos daquelas que venceram o câncer. Sabemos dá importância do diagnóstico precoce, por isso a programação é pensada como uma forma de fazer o rastreamento deste público e incentivar nos exames de rotina”, enfatizou a secretária Karlene Lamberg.

Durante o evento, as mulheres presentes receberam orientações por meio de palestras sobre a prevenção do câncer do colo de mama e de útero, ministrado pelo Instituto Joel Magalhães (Ijoma), mulheres que venceram o câncer participaram da ação e expuseram suas vivencias fortalecendo sobre a importância de buscar apoio e manter os exames atualizado.