Guarda Municipal de Macapá recebe honraria da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Macapá promoveu nesta sexta-feira, 28, uma audiência pública sobre “O papel do policiamento escolar na segurança pública”. O objetivo foi abrir uma discussão entre os agentes públicos envolvidos no programa, sociedade civil e parlamento municipal, abordando assuntos relacionados à segurança nas escolas, no âmbito do município.

 

Participaram da audiência o secretário de Estado da Segurança Pública, Ericláudio Alencar, o comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macêdo e representantes de batalhões que executam o policiamento escolar. Na sessão, mais de dez guardas municipais foram homenageados com honrarias pelos serviços prestados.

 

Em Macapá, o policiamento escolar é feito por meio do “GM Ciclo”, que atua no patrulhamento de bicicleta e nas rondas escolares. Mais de 20 guardas são envolvidos. Eles também fazem o trabalho de conscientização por meio de palestras em escolas municipais, quando solicitados.

 

Para Ubiranildo Macêdo, esse trabalho do grupamento escolar tem uma grande importância social, uma vez que é feito não somente em escolas, mas também em logradouros públicos. “É comum os guardas abordarem crianças e adolescentes fugindo da escola em horário de aula. Também identificamos muitos estudantes envolvidos com drogas”.

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Acácio Favacho, ressaltou que o policiamento escolar é uma modalidade da polícia, que faz um trabalho de prevenção nas escolas. “Esse trabalho é essencialmente preventivo e excepcionalmente repressivo. Por isso, devemos valorizar os policiais e guardas que executam essa ação”.

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM