Quase 5 mil pessoas já foram atendidas nas ações do CadÚnico e Auxilio Alimentação promovidas pela Secretaria de Assistência Social

O atendimento aos que buscam o recadastramento no CadÚnico segue até segunda-feira (13) no Residencial São José e segue para outros pontos itinerantes da cidade.

As ações de recadastramento do Cadastro Único do Governo Federal e entrega dos cartões Auxilio Alimentação já atenderam quase cinco mil beneficiários nos últimos dias. Somente a Casa do Bolsa tem atendido, em média, 400 pessoas por dia. As estratégias de alcance do público são coordenadas pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).


Em três dias já foram entregues mais de 2 mil cartões do Auxílio Alimentação para a população, de um total de 3.300. Isso corresponde a mais de 60%, desses benefícios assistenciais executados.

Dona Juracy dos Santos trabalha como vendedora e é uma das pessoas que têm direito ao benefício concedido pela Prefeitura. Depois da perda do seu marido, teve que cuidar sozinha da casa. Ela agradece a ajuda do Auxílio Alimentação: “Estou muito feliz por ter conseguido este cartão. Ele veio em uma boa hora e vai me ajudar a colocar alimento dentro de casa”.

CadÚnico
Quanto ao recadastramento do CadÚnico, pelo menos 900 pessoas já conseguiram fazer a atualização dos seus dados no residenciais São José e Mucajá. Na Casa do Bolsa foram quase duas mil pessoas só esta semana.


A medida tem o objetivo de atualizar o banco de dados dos beneficiários de programas do Governo Federal residentes em Macapá. Este é um procedimento obrigatório para todos que recebem algum tipo de benefício social.

Recadastramento
A Semas organizou ações de grande porte para agilizar este processo de atendimento à população beneficiária. Os canais de atualização podem ser acessados meio de agendamento, na Casa do Bolsa e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O telefone é (96) 99188-2701. As ações no Residencial São José e no distrito do Bailique seguem até segunda-feira (13), de 8h às 18h.


Agenda
Nos dias 14 e 15 de setembro será realizada ação de recadastramento no Residencial Açucena. O Conjunto Macapaba recebe a atividade nos dias 21, 22 e 23 de setembro e o Residencial Mestre Oscar nos dias 24 e 25.
“Para dar celeridade e aumentar a nossa capacidade de atendimento telefônico para os agendamentos, estamos em processo de contratação de um call center com 20 pontos de atendimentos”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Patrícia Ferraz.

Ponto fixo
O Atendimento na Casa do Bolsa ocorre de segunda à sexta, das 8h às 18h. Os documentos necessários para o procedimento são RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa. Para as crianças deve- se apresentar RG, CPF e declaração escolar.


“Colocamos o time da Secretaria de Assistência Social para trabalhar na ação de recadastramento do CadÚnico e de entrega dos Cartões Alimentação. O trabalho começou nesta sexta-feira, por exemplo, às 6h30 da manhã. Zeramos a fila e está todo mundo de parabéns”, disse a secretária.

Cadastro atualizado
A cada dois anos, a atualização do CadÚnico pelo responsável familiar é fundamental para a permanência e entrada de novos beneficiários em programas sociais de governo.

Após o fim do Auxílio Emergencial, o Governo Federal já anunciou a reformulação do programa Bolsa Família, que será substituído pelo Auxílio Brasil. Quem não estiver em dia com as informações poderá perder o benefício e não conseguir ingressar no Auxílio Brasil.

A Medida Provisória 1.061, que institui o novo programa, já foi enviada ao Congresso para votação. Até o mês de novembro serão anunciados os novos valores do benefício.


Com o número do NIS, o cidadão pode ter acesso não só ao programa Bolsa Família, mas a vários outros benefícios.


Confira quais são eles:
• Programa Minha Casa, Minha Vida
• Carteira do Idoso
• Tarifa social de energia elétrica
• ID Jovem
• Isenção de taxas para concursos públicos
• Isenção de taxa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
• Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços socioassistenciais.