O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, realizou na tarde desta sexta-feira (20) mais uma chamada de habilitados no concurso da educação, que foi realizado em 2018. Esta é a terceira convocação feita em 2021, após a prorrogação da validade do certame em janeiro. São 159 habilitados nesta chamada, que somadas às anteriores totalizam 476 candidatos convocados.
Foram chamados 140 candidatos para o cargo de professor, 10 para pedagogo e 9 para as vagas destinadas aos psicólogos.
A cerimônia de assinatura do edital foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Edielson de Souza, e de Gestão, João Alvarenga. Também participaram os subsecretários de Educação, Diego Santos, e Ebrely Andrade, e o deputado estadual, Jory Oeiras.
O chefe do Executivo municipal ressaltou o empenho realizado pela prefeitura para investir na contratação e qualificação dos professores no município.
“Estamos fazendo história. Em oito meses já chamamos 476 candidatos habilitados. É um esforço que fazemos para solucionar de uma vez o problema da falta de professores. Além disso, vamos disponibilizar no início do ano que vem seis bolsas de mestrado aos professores da rede municipal”, enfatizou o prefeito.
O diferencial desta chamada é que o número de habilitados que forem desclassificados nas próximas etapas servirá para a chamada automática dos demais candidatos do cadastro reserva do certame, para que todas as 159 vagas sejam preenchidas.
Às vésperas do Setembro Amarelo, a prefeitura zerou a lista de cadastro reserva do cargo de psicólogo especialista em educação.
“Não é de hoje que lutamos em favor da vida. A chamada dos nove psicólogos chega no momento em que queremos expandir para todas as escolas municipais os serviços do programa Saúde na Escola, identificando precocemente crianças com deficiência no aprendizado, superdotação e também no combate ao suicídio e automutilação”, completou Dr. Furlan.
A ordem de classificação da convocação dos candidatos segue os termos definidos no edital do processo. Os candidatos foram divididos em cinco grupos para a entrega de documentos e exames médicos. Os novos servidores contemplados nesta chamada serão lotados em escolas das áreas urbana e rural de Macapá, em turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
“Essa é uma demonstração de seriedade e compromisso da gestão com a Educação. Enquanto havia um movimento para fecharem as escolas, o prefeito optou por reabri-las. Hoje, em meio a uma queda na arrecadação e na alta do desemprego, a Prefeitura é corajosa e realiza a terceira chamada do concurso, trazendo para o serviço efetivo novos servidores que vão contribuir para a melhoria do sistema educacional no município”, reforçou o titular da pasta da Educação, Edielson Silva.
“Quero parabenizar todos os convocados nesta chamada, mas também frisar a ousadia da gestão do prefeito em realizar mais esta chamada, com um número expressivo de candidatos. Isso demonstra a coragem e a responsabilidade com que o município está sendo conduzido”, ressaltou o deputado Jory Oeiras.
Próximos passos do concurso
A fase de entrega dos documentos acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto, na escola municipal de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima, localizada no bairro Santa Rita, na avenida Cora de Carvalho, 137, entre as ruas Hildemar Maia e Professor Tostes.
No ato da entrega dos documentos, os candidatos devem apresentar assinados os formulários presentes em anexos ao final do edital de convocação.
Os aprovados serão encaminhados para a Junta Médica do Município de Macapá, onde deverão apresentar todos os exames admissionais exigidos do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro.
No dia 9 de setembro está prevista a divulgação da lista preliminar do exame documental e médico. Após o período de recurso, a lista definitiva poderá ser divulgada no dia 17 de setembro. A cerimônia de nomeação e posse está agendada para o dia 23 de setembro.
A lista de convocados e exames está contida no edital Edital nº 095/2021. Para acessá-lo, clique aqui.