A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), entregou na tarde desta sexta-feira (20) jogos terapêuticos, brinquedos lúdicos e materiais de fisioterapia no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na zona norte da capital.
“A iniciativa busca proporcionar um melhor atendimento às crianças e adolescentes atendidos pelo centro. São mais de cinquenta materiais entregues hoje pela Secretaria de Mobilização. Ressalto que na Prefeitura de Macapá todas as áreas serão priorizadas, desde a atenção básica até a reabilitação”, afirma Dr. Furlan.
Os instrumentos terapêuticos ajudaram na reabilitação de pacientes como o Luiz Felipe. Nesta semana, ele iniciou seu atendimento no centro. Sua mãe, Ana Célia, conta que ele tem gostado muito do espaço e dos profissionais.
“Meu filho estava há mais de quatro anos sem realizar fisioterapia e na quarta-feira ele começou o tratamento dele pelo centro. O atendimento é tão bom que eles ainda vão nos buscar em casa. O transporte era uma das nossas principais dificuldades pelo meu filho ter paralisia cerebral e andar de cadeira de rodas”, conta a mãe emocionada.
A secretária da Semmopp, Rayssa Furlan, ressalta o seu cuidado enquanto gestora e mãe com a saúde das crianças e adolescentes do município. “Nós já temos profissionais capacitados para atender no centro, agora estamos equipando o espaço com o único objetivo que é ver as nossas crianças avançando em sua reabilitação. Sou mãe de um menino autista e sei da importância do tratamento na vida deles”, destaca.
Utilização dos jogos e brinquedos terapêuticos
A grande maioria do material entregue são jogos terapêuticos e brinquedos lúdicos que auxiliam na terapia de crianças. “A partir desses brinquedos será trabalhado atenção, orientação, memória e linguagem dos nossos pacientes. Tudo isso com acompanhamento de psicólogos”, pontua a diretora do CER, Ana Ferreira.
Luiz Felipe já estreou um brinquedo durante sua consulta com o psicólogo Alexsander Lima. “Esse brinquedo que passei para o Luiz Felipe é importante para coordenação motora fina e coordenação viso-motora, porque ele precisa ter atenção e encaixar as peças no local certo”, explica o profissional.
Centro de Especializado de Reabilitação
O CER é um centro especializado em reabilitação que atende pessoas com deficiência física, intelectual e visual. Além disso, também oferta atendimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e das 13 às 19h.
A equipe técnica é composta por médico, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, educadores físico, nutricionistas, assistente social, enfermeiro, neurologista, ortopedista, oftalmologista e gastroenterologista.