Obra de recuperação do muro de arrimo na orla do bairro Cidade Nova entra em fase de finalização

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras de maneira direta e deve ser concluída em agosto. A reconstrução irá impedir o avanço natural do processo de erosão que causa os desmoronamentos.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A Prefeitura de Macapá trabalha na finalização da reconstrução do muro de arrimo na orla da capital. Ao todo foram refeitos em média 300 metros no perímetro que compreende o bairro Cidade Nova ao Complexo do Jandiá. A revitalização vai impedir o avanço do processo natural de erosão, que causou o desmoronamento das calçadas e de partes do muro.

Foto: Ascom/Semob

O trabalho de reforma foi dividido em etapas para recompor a base e o muro. Para reforçar a fundação foram colocadas estacas pré-moldadas em concreto de aproximadamente 3 metros, depois foram instaladas as placas de concreto armado com aproximadamente 1 metro abaixo do nível da água. Para refazer o muro foram colocadas novas placas com metragens diferentes, dependendo do nível de necessidade de cada ponto.

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) de maneira direta, com contrato para o fornecimento de concreto. De acordo com o subsecretário Paulo Chucre, a previsão de conclusão é no próximo mês. “Agora vamos iniciar a construção do guarda-corpo, que é a última etapa da obra. Nossa previsão é concluir a partir da segunda quinzena de agosto”, explicou.

A reforma tem o objetivo de garantir a segurança das pessoas e valorizar o complexo turístico que recebe diariamente vários macapaenses, que utilizam o local para prática de esportes e exercícios físicos. 

“Estamos executando esse trabalho com mão de obra da nossa secretaria. Vamos devolver um espaço para visitação e passeio público muito importante, que resgata a beleza da nossa orla, além de melhorar a segurança das pessoas que moram nos bairros próximos e também para aquelas que praticam sua corrida e caminhada”, disse o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.