Junho violeta: ação social atende 261 idosos no Conjunto Habitacional Jardim Açucena

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Macapá realizou nesta terça-feira (15) uma programação especial para os idosos que moram no Conjunto Habitacional Jardim Açucena.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), por meio da Coordenação Geral de Políticas de Pessoas com Deficiência e Idosas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os serviços ofertados foram: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacina para Influenza (H1N1) e Tríplice Viral, além dos exames de eletrocardiograma e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os idosos também tiveram atendimento psicológico com profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e orientação jurídica com advogados da SEMDH. Durante a manhã, o Projeto Músico Terapia levou muita música a alegria aos participantes da ação.

A abertura contou com a participação do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que ressaltou a importância da data. “Sou médico e tenho o amor, carinho e gratidão ao cuidar dos meus pacientes idosos. Nós temos a obrigação de denunciar qualquer tipo de violência por meio do disque 100 ou pelo conselho municipal. Eventos como esse reforçam que nossa gestão está seguindo a valorização das pessoas, principalmente dos nossos idosos”, afirmou.

261 idosos foram contemplados com a ação. Seu Antônio Monteiro tem 72 anos e aproveitou para aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia. “Fazia muito tempo que não tinha acesso a esses serviços”, disse.

Dona Maria Nunes da Costa, de 67 anos, parabenizou a ação. “Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa. Já fiz meus testes e tomei vacina. Muito feliz com esse momento”, concluiu a moradora.

Programação

A programação ainda contou com blitz educativa e panfletagem em diversos pontos da cidade, além da realização de Live com o tema ‘Onde existe o respeito, não cabe o preconceito’ organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Hoje o dia foi marcado por ações que reforçaram a não violência, seja física ou psicológica, contra os idosos. A nossa manifestação hoje é o nosso cuidado com a gente mesmo amanhã, porque um dia todos chegaremos na terceira idade”, destacou o coordenador- geral de Políticas de Pessoas com Deficiência e Idosas, Ruan Linconl.

Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social