Maio Amarelo: CTMac realiza blitz educativa e ação de saúde para taxistas e mototaxistas

Nesta quarta-feira (12), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) realizou, no centro da cidade, blitz educativa e ação de saúde voltadas para mototaxistas e taxistas. As atividades fazem parte do cronograma da Campanha Maio Amarelo, que promover a sensibilização e prevenção de acidentes de trânsito.

A ação educativa foi realizada nas ruas São José e Cândido Mendes no centro da capital, e próximo ao Teatro das Bacabeiras. Taxistas e mototaxistas receberam informações sobre o significado da campanha e participaram da ação de saúde que oferecia diversos serviços como, testes rápidos, cortes de cabelo, avaliação nutricional, aplicação de vacinas tríplice viral e outros atendimentos.

De acordo com o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, a ação em conjunto vai garantir a promoção da segurança no trânsito. “Contar com apoio dos órgãos que atuam no trânsito, mostra o compromisso com a campanha. Todos nós temos responsabilidades ao transitar nas ruas e promover um ambiente mais seguro”, enfatiza.

Como apoiador central da ação a nível nacional, a unidade regional do Sest Senat traz a reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos, como respeito e responsabilidade, em diversos ambientes de convivência, incluindo o trânsito.

“As ações da campanha Maio Amarelo mostram a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, quando um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco”, ressalta Julie Rodrigues, diretora do Sest Senast.

Para o mototaxista Jeremias Tavares a ação promove não só a educação no trânsito, mas também cidadania com os serviços de saúde oferecidos. “É muito interessante essa atenção para os trabalhadores do transporte, sou mototaxista regularizado desde 2008, trabalho nas ruas e uma ação que junta conscientização no trânsito e serviços de saúde é muito importante, a CTMac está oferecendo cidadania para nós que trabalhamos com transporte em Macapá”, afirma.

A campanha visa a prática da empatia e defende que o respeito e responsabilidade são o caminho para a redução dos acidentes de trânsito e conta com a parceria da PRF, BPTran, BPRE e Guarda Civil Municipal de Macapá. Durante o mês de maio, a campanha visa alcançar todos os públicos que utilizam o trânsito.

Programação Maio Amarelo:
13/05 – Estacionamento de supermercado na BR -210 – Zona Norte: Ação de Saúde para Taxistas e Mototaxistas;
17/05 – Em frente ao posto de gasolina localizado na Rodovia Duca Serra, próximo ao Trevão: Ação dos Programas Proteção e Prevenção de Acidentes;
18/05 – Rua Cândido Mendes ao lado da Praça do Barão do Rio Branco: Blitz Educativa e Ação dos Programas Proteção e Prevenção de Acidentes;
19/05 – Posto da PRF – BR 210, KM 9: Blitz Educativa e Ação dos Programas Proteção e Prevenção de Acidentes;
24/05 – Rua Cândido Mendes, trecho em frente ao Parque do Forte: Ação de Mobilização Nacional – Despoluir, público alvo: pedestres e ciclistas;
25/05 – Rua Cândido Mendes com Avenida Padre Júlio: Blitz Educativa e Ação dos Programas Proteção e Prevenção de Acidentes;
27/05 – Cruzamento da Rua Leopoldo Machado com Avenida Feliciano Coelho: Blitz Educativa, educação de trânsito na ciclofaixa, público alvo: ciclistas.

Roberta Corrêa
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá