Prefeitura promove curso de aprimoramento para atendimento de pacientes graves na Unidade Covid Santa Inês

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), capacitou 20 médicos da Unidade Covid Santa Inês. O treinamento aconteceu nos dias 19 e 20 de março com o objetivo de atualização dos profissionais para um melhor atendimento dos pacientes graves. Desde fevereiro, as ações são realizadas de maneira contínua no município.

A capacitação é destinada aos profissionais da saúde que compõem a rede municipal, ou seja, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e condutores de veículos de emergência.

A iniciativa faz parte do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do município. Os instrutores são profissionais da prefeitura e convidados da área da saúde.

O treinamento abrange a capacitação em Sala Vermelha, Gasometria, Manejo de Vias Aéreas entre outros assuntos pertinentes, conforme contou a coordenadora do NEU da Semsa e enfermeira especialista em urgência e emergência, Kelle Telles.

‘’A capacitação é realizada conforme a demanda das unidades e tem como objetivo a atualização dos profissionais no que tange o atendimento com a população. Os temas abrangem questões de manuseio de equipamentos, medicações e técnicas no atendimento’’, ressaltou.

Treinamentos
No dia 12 de fevereiro, foram capacitados 20 profissionais de enfermagem, incluindo enfermeiros e técnicos, da unidade de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura.

No dia 19 de fevereiro, os médicos e enfermeiros da UBS Pedro Barros, na Fazendinha, receberam instruções sobre eletrocardiograma. No dia 6 de março, 22 médicos das UBSs Marabaixo e Pedro Barros foram treinados sobre os procedimentos de vias aéreas, manuseio do ventilador mecânico, drogas vasoativas, eletrocardiograma e RCP (reanimação cardiopulmonar).

‘’Além disso, ressalto que os profissionais da UBS do Marabaixo também já foram capacitados acerca da atuação do profissional de enfermagem na sala vermelha, em urgência e emergência, sendo a primeira UBS onde todos os médicos e de enfermeiros estão capacitados’’, comentou Kelle.

‘’E mais, na semana passada, 50 profissionais que trabalham no Covid Santa Inês e Marcelo Cândia participaram da capacitação sobre atuação do profissional de enfermagem na central de materiais e esterilização’’, complementou.

No próximo dia 26 de março, seguindo o cronograma de capacitação do NEU, está previsto o treinamento dos profissionais de enfermagem em sala vermelha, da UBS Pedro Barros.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação