Prefeito de Macapá Dr. Furlan sinaliza volta às aulas de forma presencial e on-line

O Prefeito de Macapá Dr. Furlan conversou nesta quinta-feira, 07, com representantes do Sindicato das Escolas Particulares de Macapá. O objetivo da reunião foi definir o início do calendário letivo de 2021 de forma híbrida (presencial e on-line), e as diretrizes que vão nortear o decreto municipal.

O prefeito Dr. Furlan enfatizou a necessidade de firmar um termo de compromisso, com obrigações de ambos os lados. As instituições deverão garantir a segurança dos profissionais da educação com EPI’S, e dos alunos, com o cumprimento de todas as medidas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus.

O retorno presencial das aulas é uma das preocupações do prefeito.“Vamos ouvir cada diretor e quem quiser se manifestar diante da situação de pandemia e dos decretos anteriores. Precisamos referendar um pacto responsável e satisfatório de vigilância, e formação de um comitê misto para dar uma resposta à sociedade amapaense”, enfatizou.

O secretário municipal de educação falou sobre a importância das escolas garantirem as medidas de prevenção, e também o cuidado com a saúde mental dos estudantes. “À medida que as escolas tenham preparado esse mecanismo para o atendimento às crianças e adolescentes, a unidade escolar, de acordo com o parecer aprovado do Conselho Municipal de Educação, poderá iniciar suas atividades”, defendeu Almiro Alves Abreu.

Ficou definido que haverá a fiscalização, por meio de comitê misto. Serão realizadas visitas às instituições para verificar se estão atendendo aos requisitos necessários, para evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus. A experiência das escolas da rede privada servirá como base para definir o calendário letivo na rede municipal de ensino, previsto para iniciar em abril.

Estiveram na reunião, o deputado estadual Charly Jhone (PL), que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o vereador de Macapá, André Lima (REDE) e o procurador geral do Município, Simão Tuma.

Leonardo Santos e Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação