Macapatur busca parcerias para garantir selo ONU Brasil de Turismo Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com a Organização Mundial do Turismo (OMT), definiu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A finalidade é a conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações.

 

Como forma de aproximação da nova gestão junto às associações e entidades do setor do turismo de Macapá e a busca pelo selo ONU Brasil de Turismo Sustentável, a diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Juliane Pereira, esteve em reunião na manhã desta terça-feira, 17, com os representantes do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur), do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Ceturh), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (Sindbar).

 

Para Juliane Pereira, este é um momento importante para buscar parcerias com entidades, sindicatos e associações ligadas ao setor do turismo. “Além disso, poderemos aperfeiçoar a gestão e alcançar as realizações e pré-requisitos necessários para obtermos esse selo junto à ONU Brasil e OMT. Para que isso aconteça, é fundamental ouvirmos as pessoas para que, a partir dessas parcerias, possamos estabelecer as ações necessárias para que o turismo seja alavancado e se torne a força transformadora que ele deve ser na economia local”.

 

Durante o encontro, foram definidas estratégias de ações em conjunto, como a implantação, apoio e manutenção do Observatório de Turismo, em parceira com a ABBTUR; no setor da gastronomia, o início do projeto e planejamento de um Festival denominado “Macapá Sabor”; a realização de agenda ampla, envolvendo todos os sindicatos, associações e seus representantes, que compõem o Trade Turístico no Estado; e a parceria com as entidades do setor para fomentar o turismo local.

 

Estiveram presentes na reunião o presidente do Sindetur e do Ceturh, Edyr Pacheco; o presidente do Sindbar e vice-presidente do Ceturh, Gilmar Marra e o vice-presidente da ABBTUR e executivo da Abrasel, Sandro Bello.

 

Márcia Fonseca/Asscom PMM