Mais de cinco mil pessoas marcam presença na 4ª Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá

O tema Noite Feliz, escolhido para a 4ª edição da Cantata Natalina, realizada pela Prefeitura de Macapá, retratou o grande espetáculo de alegria ocorrido no sábado, 17. Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes para prestigiar o maior coral infanto-juvenil do Brasil, formado por 1.500 crianças, alunos da rede municipal de ensino.

 

Na abertura do evento, o prefeito Clécio Luís agradeceu aos pais pela confiança em deixar as crianças participarem do evento e ressaltou a importância do trabalho lúdico e cultural dentro das instituições de ensino. “Essa é uma das provas vivas do tipo de educação que queremos e estamos fazendo para o nosso município. Com muita técnica, profissionalismo, responsabilidade, doação, mas também com muita paixão. Apostamos não só na Cantata Natalina, mas também no retorno da Colônia de Férias, das amostras culturais, dos festivais, das parcerias que, por meio da arte e da cultura, não só educam, mas também incluem as nossas crianças”.

 

O espetáculo de som, luz, música, dança e teatro iniciou com a apresentação dos estudantes da Escola Esforço Popular, que ao som de flautas doces tocaram a canção Noite Feliz. “Este é o nosso segundo ano na Cantata Natalina. Estamos felizes em poder mostrar o trabalho que é feito com os alunos. Por meio do projeto de musicalização, pelo programa Mais Educação, percebemos a melhora no desempenho educacional deles, e esta é uma oportunidade de demonstrar o resultado”, disse o monitor Tarcísio da Silva.

 

Diferente de anos anteriores, todo trabalho de preparação dos alunos para a 4ª Cantata Natalina foi feito por professores efetivos, por intermédio do programa Mais Educação. “Eles abraçaram a proposta da escola em tempo integral e fizeram atividades no contraturno, e uma delas foi a atividade do canto-coral”, explicou a coordenadora municipal do Mais Educação, Gisele Alves.

 

Crianças de 42 escolas formaram o imenso coral. A preparação ocorreu em suas respectivas instituições durante três meses de ensaios. “Este é um momento muito importante, pois ajuda na interação entre as escolas. Além disso, a criança passa a identificar o espírito natalino, que é muito mais além do que coisas materiais”, disse Camila Mourão, coordenadora pedagógica da Escola Paraíso das Acácias.

 

A estrutura de palco, montada ao lado da nova Floriano, proporcionou a integração de pais, alunos, professores, visitantes e moradores. “Este é o primeiro ano que eu assisto. Achei muito gratificante e estou feliz em poder prestigiar um evento como este aqui, de frente à minha casa”, disse a dona de casa Benedita Lima.

 

Assim como dona Benedita, muitas famílias se reuniram ao redor da praça para assistir ao espetáculo. “Viemos prestigiar o evento pela primeira vez e aproveitamos o espaço agradável da Floriano. É um momento que a gente sente de paz, harmonia, que só o espírito do Natal nos traz. É muito gratificante para a família estar aqui”, disse a administradora Renata Pereira.

 

A 4ª Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá já é um evento do calendário cultural das escolas municipais. É coordenada e executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o envolvimento de todos os funcionários do órgão. “Estou feliz e emocionado. Ver que esta política de inclusão social e educação libertadora são fantásticas, inovadora e faz a gente acreditar sempre que podemos fazer diferente, com qualidade e melhor”, destacou o secretário municipal de Educação Paulo Mendes.

 

Toda a preparação do evento contou ainda com a parceria dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e equipe de coordenação do Programa Mais Educação, diretores, professores e monitores voluntários.

 

Márcia Fonseca/Asscom PMM