Covid-19: com redução de dispensação de medicamentos, vans da Guarda Civil Municipal retornam à base e irão compor estrutura de fiscalização

Após a redução na procura às Unidades Básicas de Saúde vocacionadas à Covid-19 na capital amapaense, vans da Guarda Civil Municipal de Macapá que davam apoio na dispensação de medicamentos retornam a compor a estrutura em sua base. De acordo com o comandante da corporação, Rui Seco, os veículos serão redirecionados às operações de fiscalização na cidade.

“Com a retomada das atividades econômicas, equipes da Guarda Municipal, em conjunto com outras instituições de segurança, darão todo suporte para reforçar as fiscalizações que vêm ocorrendo na capital, para fazer valer as normas dos decretos municipais. As vans retornam para cumprir com o seu objetivo e somar nessa estrutura”, ressaltou o comandante.

Segundo a secretária de Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra, os atendimentos apresentaram redução de mais 70% entre os meses de junho e julho de 2020. “Em maio, quando as unidades foram implantadas, o número de atendimento chegou a 5.337 por dia, diminuindo em julho para 1.468, resultando em uma redução de 72,49 %, inclusive, nas unidades móveis, que foram fundamentais e deram todo apoio na dispensação de medicamentos nas UBS’s Álvaro Corrêa e UBS Lélio Silva”, explicou.

Ainda segundo Cezimbra, a dispensação de medicamentos ocorre diretamente nas farmácias das unidades de referências (Lélio Silva, Álvaro Corrêa, Marabaixo e Santa Inês).

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação