Novembro Azul: Semsa inicia campanha de sensibilização para público masculino

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 7, na UBS Perpétuo Socorro, as programações alusivas ao Novembro Azul, mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata. Com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre os perigos do segundo câncer que mais mata entre os homens, a Semsa disponibilizou durante todo o dia consultas médicas, testes rápidos, verificação de pressão arterial e o PSA – exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

 

A campanha é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das ações de prevenção, que, além de combater a doença, motiva os homens a fazer exames preventivos que podem indicar precocemente o aparecimento de tumores. “É fundamental informar que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas e a ocorrência do tumor só pode ser identificada por meio dos exames. Nos casos de diagnóstico tardio é incurável, o tratamento é paliativo somente para amenizar as dores e a evolução do tumor. Daí a importância do homem romper essa barreira do preconceito e fazer exames preventivos”, explicou a coordenadora municipal de Saúde do Homem, Riza Lima.

 

Durante todo o mês, a coordenação realizará atividades em diversos pontos da cidade e ações intensificadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com palestras que ajudam a tirar as dúvidas e reforçam a importância do exame preventivo, além de tentar acabar com o preconceito, que, aliado a falta de informação, leva homens a ignorar as consultas médicas. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o especialista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa