Semur informa programação e orienta população para Dia de Finados

Aproxima-se o dia 2 de novembro, data de prestar homenagens aos entes queridos. Em Macapá, os três cemitérios (São José, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco) estão sendo preparados para receber os familiares. As equipes da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) reforçaram os serviços de capina, roçagem e limpeza das quadras.

 

Orientações foram estabelecidas pela secretaria com o objetivo de possibilitar, em tempo hábil, a administração e eliminação de possíveis detritos que possam vir causar transtornos à visitação. Confira o cronograma de serviços:

 

* Até 28/10 (sexta-feira) – deverão ser concluídos os trabalhos de reforma e construção de túmulos e jazigos em geral. O local deverá ser limpo. Entulho, detritos e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes;

 

* Até 31/10 (segunda-feira) – será permitida a limpeza de túmulos, jazigos;

 

* 02/11 (quarta-feira) – cemitérios estarão abertos somente para visitação no horário das 8h às 21h30.

 

Orientações

 

Em relação às flores, somente são permitidas em vasos plásticos com furos na base sobre pratos cheios de areia. Materiais envolvidos em plástico deverão receber cortes no fundo para eliminação de água. Serão removidos e eliminados nos dias seguintes ao Dia de Finados todos os materiais que possam servir de criadouros para mosquitos, visando o combate aos Aedes aegypti – transmissor da dengue, febre chikungunya, febre amarela urbana e zica vírus.

 

Os restos de materiais provenientes de obras, conservação e limpeza de túmulos deverão ser removidos para fora do recinto imediatamente após a conclusão dos trabalhos. O embelezamento das sepulturas temporárias será feito por meio de canteiros do tipo jardineira ao nível do arruamento, limitado ao perímetro de cada sepultura.

 

A Semur pede a todos que levem sacos de lixo para descarte de materiais usados e que sejam depositados nas lixeiras. Também orienta aos visitantes a não acender grande quantidade de velas e que permaneçam no local até as chamas se apagarem, evitando o risco de incêndios.

 

O que é permitido

 

– Levar flores naturais em vasos com terra;

 

– Levar flores artificiais em vasos furados para evitar o acúmulo de água das chuvas;

 

– Usar pratos somente quando necessário, como em vasos de xaxim. Nesses casos ser furados e bem justos aos vasos;

 

– Areia, pedras e gelatina em vasos exigem cuidados periódicos para evitar o acúmulo de água das chuvas. Por isso, só devem ser usados se a pessoa costuma visitar periodicamente o cemitério.

 

O que não é permitido

 

– Vasos com água;

 

– Latas para acender velas ou qualquer outro objeto que acumule água das chuvas;

 

– Potes;

 

– Copos;

 

– Depósito de materiais destinados à construção de gavetas, mausoléus e outras edificações que não sejam autorizadas pela Semur.

 

Márcia Fonseca/Asscom Semur