
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan foi convidado nesta terça-feira (28), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio), para uma apresentação sobre os avanços conquistados em Macapá desde que assumiu a Prefeitura Municipal, em 2021.
Foram apresentados dados sobre o crescimento em diversas áreas da gestão como geração de empregos, turismo, mobilidade urbana e acessibilidade, incentivos para novos negócios e obras de infraestrutura.
Apenas em orçamento, Macapá passou de aproximadamente R$ 1 bilhão em 2021 para mais de R$ 2 bilhões em 2025, o que mostra o empenho da gestão para a captação de recursos e investimentos para a capital.
Na criação de novas vagas no mercado de trabalho, o crescimento foi de 37,6%, quando Macapá passou de 57.842 pessoas empregadas em 2021 para quase 80 mil novos postos de trabalho.
Também foi apontado os investimentos em infraestrutura, que fomentou a área de construção civil e até mesmo o turismo, já que em 2024 quase 40 mil turistas estrangeiros visitaram Macapá, em busca principalmente, de conhecer os pontos turísticos da cidade como a Praça dos Povos, Parque Meio do Mundo, Trapiche Eliezer Levy, Orla da Fazendinha e muitos outros locais, o que também gera renda para o setor de vendas de alimentos e bebidas, já que todos os espaços foram pensados para como pontos estratégicos para os comerciantes.


Já no setor de acessibilidade e mobilidade, desde o início de 2021 já foram pavimentados 261 km de ruas e construídos 121 km de passarelas, que garantem dignidade para a população que mora nas áreas de ressaca.
“Todas as ações tiveram um impacto positivo para o comércio, criando um cenário de desenvolvimento adequado em várias áreas do comércio e na geração de novos empregos para o crescimento de Macapá”, ressaltou Dr. Furlan
Para propiciar um ambiente de negócios favorável, a Prefeitura Municipal lançou em 2022 o programa ‘Inova Macapá’, que reduziu o imposto municipal para empresas de base tecnológica e setores estratégicos. Várias empresas locais já foram certificadas pelo programa, que também contribuiu repassando equipamentos para o Centro de Aceleração de Startups.
Além disso, foram apresentados os planos para os próximos 4 anos da gestão a frente de Macapá.
“O prefeito teve a oportunidade de nos fazer uma prestação de contas do seu trabalho e nos contar os projetos futuros para o atual mandato, e da mesma forma nós pudemos fazer várias perguntas e falar sobre o tema, e pudemos tirar algumas dúvidas e fazer sugestões dos empresários”, concluiu o presidente da Fecomércio, Ladislao Monte.