O processo da Chamada Escolar foi aberto nesta terça-feira, 18, e segue até o dia 18 de novembro. O site estava programado para entrar ao ar às 10h, mas, devido a problemas na rede do Centro de Processamento de Dados (Prodap), o acesso foi interrompido. Técnicos de informática do Governo do Estado e da Prefeitura de Macapá trabalharam durante todo o dia para corrigir o sistema, que foi restabelecido à tarde.
Para entender melhor, a Chamada Escolar está ocorrendo de forma unificada, sendo que o sistema de inscrição está hospedado no Prodap, do Governo do Amapá, por ter maior capacidade de armazenamento. O planejado era que às 10h desta terça-feira o sistema estivesse aberto, porém, foi informado que houve um problema e que o prédio do Prodap estava sem internet, afetando todos os sites do Governo do Estado e, por sua vez, o da Chamada Escolar, que está hospedado nele. “Pedimos desculpas pelo transtorno. A equipe de tecnologia trabalhou para solucionar o problema e conseguimos retornar com o acesso durante a tarde”, explica o técnico da Semed, Patrick Costa.
Com o acesso do site www.escolapublica.ap.gov.br restabelecido, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulga a lista das escolas que estão prontas para dar suporte a pais e responsáveis no preenchimento do formulário online: Josafá Aires (Infraero I), Odete Lopes (São Lázaro), Eliana Flexa (Jardim Felicidade), José Duarte (Pacoval), Maestro Miguel (Perpétuo Socorro), Rondônia (Jesus de Nazaré), Amapá (Trem), Guita (Trem), Hildemar Maia (Trem), Goiás (Distrito do Coração), Roraima (Buritizal), Raimunda Alencar (Laurindo Banha), Esforço Popular (Muca), Paraíso das Acácias (Muca) e Maria Luiza Bello (Universidade).
Rita Torrinha/Asscom Semed