Neste sábado (14), a Prefeitura de Macapá transformou a Praça Santuário de Fátima em um verdadeiro conto de Natal com a 4ª edição da Cantata Natalina. O evento, repleto de magia e emoção, contou com a apresentação da Orquestra das bandas Angus Dei e Charanga Dó, Ré, Mi, além do renomado grupo Broadway Show, que encantou o público macapaense em um espetáculo memorável.
A tão esperada chegada do Papai Noel arrastou centenas de crianças e seus responsáveis pela fila do registro fotográfico. Hugo Duarte, de 7 anos, esteve com seus pais, Dilson e Tatiana, para entregar presencialmente uma cartinha ao bom velhinho.
A dona de casa Maria José chegou cedo para acompanhar o espetáculo de Natal e garantiu seu lugar junto ao neto Otávio, bem em frente ao palco. Ela explica que as comemorações natalinas não se mantêm sem conexão com a família.
“O Natal é alimentado durante todo mês de dezembro, às vezes até antes, através das nossas tradições. Por esse motivo, trouxe minha família para contemplar esse espetáculo a céu aberto”, relata.
O evento contou com a presença da Guarda Municipal, que atuou na segurança e cuidado com os munícipes; da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZUR), que manteve a limpeza do espaço antes, durante e após o evento; e da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), que garantiu a fluidez no trânsito nos arredores da praça.
Eventos como esse movimentam a economia municipal e atraem os olhares turísticos para os espaços públicos da cidade.
Renata Santos é colaboradora na Loja Sagrada Família, que funciona abaixo da Catedral São José, mas que esteve de forma itinerante durante a Cantata. Ela relata que esses eventos proporcionam uma garantia de renda não somente para as famílias de empreendedores, mas também para as instituições, como a Catedral.
“Sempre aproveitamos esses eventos para divulgar nosso trabalho com muito amor e carinho, como Jesus nos ensinou. Essa união com a Igreja demonstra o esforço para não esquecer o verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Cristo”, explica.
A 4ª edição da Cantata Natalina se tornou tradição em Macapá e, segundo Luara Albuquerque, diretora presidente da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT), é emocionante perceber a comunidade abraçando os eventos da gestão.
“… Esse evento é uma oportunidade de celebrar a união e o amor que o Natal traz, além de promover a cultura local. Estamos felizes em ver tantas famílias reunidas, desfrutando da magia do Natal e fortalecendo nossos laços comunitários”, relata.
| Fotos: Albert Soares/PMM