Usuários do Centro Pop recebem atendimento odontológico no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes 

Durante a programação, teve palestra sobre os cuidados com a saúde e os riscos que o consumo de substâncias ilícitas pode causar no organismo

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação de saúde para o público do Centro Pop | Foto: Aline Silva/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social (Semas) e Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop Amizade), realizou três dias de programação em alusão à Campanha Novembro Azul.

E nesta terça-feira (26), último dia de ação, a equipe do Consultório de Rua, apresentou aos assistidos uma palestra sobre a prevenção e cuidados necessários à saúde masculina no geral e todos puderam passar por atendimentos odontológicos. A programação ocorreu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. 

Marcos dos Santos Barbosa, 44 anos, é acompanhado pelo Centro Pop há quatro anos e compartilhou sua experiência e trajetória enquanto assistido do equipamento.   

“Bom para a gente, cada dia é um aprendizado, está sendo muito gratificante participar de todos esses serviços. Hoje tivemos a oportunidade de ouvir e entender sobre os malefícios que as drogas e o álcool causam no nosso corpo e tudo isso é extremamente proveitoso, pude dividir minha história e hoje posso afirmar que minha vida está mudando e para melhor”.

Diana Darlym, Palestrante e Enfermeira do Consultório de Rua, esclareceu que decidiu levar ao público invés de uma palestra formal, uma conversa mais dinâmica, com debates e trocas de experiências.

“Nosso objetivo aqui, além de passar informação, é claro, é ouvi-los principalmente. Trouxemos uma apresentação mais leve e descontraída, com slide e figuras para representar melhor aquilo que estava falando e deixei todos à vontade, a fim de promover a interação e participação ativa. Um tema extremamente importante que vale a pena ser abordado”.

Maria Guerreiro, Coordenadora do Centro Pop explica como desenvolveu a ação. “Três dias de programações diversificadas. Dividimos as atividades em lazer, saúde e informação, os pilares que garantem a segurança e o acolhimento necessário. Estamos satisfeitos com o resultado desta ação, a cada dia reforçando e estimulando os cuidados com a saúde e bem-estar de nossos assistidos”.

O primeiro dia ocorreu no sábado (19), na Praça Jacy Barata Jucá, com passeio e atividades esportivas. O segundo momento aconteceu na terça-feira (22), no prédio do Centro Pop, localizado no bairro Perpétuo Socorro, Zona Norte de Macapá, com consultas com clínico geral, teste rápido (HIV, Sífilis, Glicemia, Hepatite B e C), vacinação e atendimentos psicológicos.