Neste sábado (23), a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) deu início à primeira fase da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de 2024. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a ação tem como objetivo vacinar mais de 40 mil cães e gatos na capital.
No primeiro dia, equipes da SMVS atenderam 16 bairros localizados nas zonas norte, leste e oeste de Macapá. A segunda fase da campanha ocorrerá no sábado, 7 de dezembro, no bairro central e zona sul da capital.
A advogada Mirela Pinheiro aproveitou a oportunidade e esteve na escola municipal Cantinho do Amor, para vacinar seu gato, Salém, de um ano, que até então só havia recebido imunizações em clínicas particulares. “É muito bacana a acessibilidade dessa campanha. A difusão em diversos bairros facilita o acesso dos moradores e de seus pets à vacinação antirrábica. Achei uma iniciativa muito positiva”, destacou.
O secretário municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, enfatizou que, além dos pontos itinerantes, o serviço de vacinação está disponível de forma contínua em locais fixos, mas destacou a importância de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“O Ministério da Saúde estabelece metas muito claras aos municípios: vacinar 80% da população canina e 100% da população felina. Pedimos a colaboração da população macapaense para comparecer aos postos no próximo sábado e ajudar a salvar a vida dos nossos animais e familiares”, afirmou o secretário.
A raiva é uma zoonose viral grave que pode afetar todos os mamíferos, incluindo seres humanos. É transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambedura de animais infectados. Embora seja fatal na maioria dos casos, a doença pode ser prevenida de forma eficaz por meio da vacinação regular de animais domésticos e do atendimento imediato a pessoas expostas ao vírus.
A SMVS oferece o serviço de vacinação antirrábica de forma presencial no Centro de Controle de Zoonoses e no Departamento de Vigilância Ambiental, além de disponibilizar equipes itinerantes em diversos bairros. Os locais e os públicos-alvo são atualizados semanalmente para garantir maior alcance.