Macapá terá nova sede para a Cultura

Prefeitura deu a Ordem de Serviço para construção da nova sede Fundação Municipal de Cultura (Fumcult); espaço terá auditório, museu e áreas administrativas, para atender melhor as demandas culturais do município

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Evento marca a assinatura da Ordem de Serviço para a nova sede da Fumcult em Macapá | Foto: Merlin Pires/PMM

Nesta quarta-feira (20), no Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Macapá deu Ordem de Serviço para a construção do novo prédio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), que retornará ao terreno original na Rua Eliezer Levy, 1594, centro da capital. O evento reuniu representantes do poder público e agentes culturais do município de Macapá.

A Cultura em Macapá terá uma nova sede, que contará com dois andares, para melhorar o atendimento e as instalações da Fumcult, com um investimento de R$ 518.680,90 do Tesouro Municipal. A obra tem a previsão de entrega em 6 meses.

Dr. Furlan, Prefeito de Macapá, afirma que “A construção dessa nova sede é um passo fundamental para valorizarmos a cultura local e oferecer melhores condições para os nossos artistas e cidadãos”, afirma o chefe do executivo municipal, Dr. Furlan.


A nova sede será composta por diversos departamentos, incluindo auditório, museu e áreas administrativas, para atender melhor as demandas culturais do município.

Mônica do Pavão, representante do grupo Marabaixo do Pavão e agente cultural, contou que o novo espaço é uma conquista para a classe artística e cultural no município.

“Essa é uma conquista importante para todos nós que fazemos parte da cena cultural de Macapá. A nova sede será um espaço onde poderemos promover e celebrar nossa cultura”, conta.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) será responsável pela execução e fiscalização da obra.

Desde 2022, a Fumcult atua em prédio alugado devido às condições adversas da sede original. Em cerca de 6 meses, a sede administrativa deste órgão fundamental para a manutenção cultura retorna ao seu lugar.

Luara Albuquerque, Diretora-Presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), esteve presente na Ordem de Serviço e falou sobre a importância do novo espaço que será construído para a cultura.

“Estamos muito animados com essa nova fase. A nova estrutura permitirá um atendimento mais eficiente e acessível à população”, declara Luara Albuquerque, Diretora-Presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Confira mais fotos: