UBS Lélio Silva intensifica coleta de PCCU em horário noturno

Como parte da programação do Outubro Rosa, a UBS Lélio Silva, na zona sul de Macapá, intensifica a coleta do exame de PCCU estendendo o horário até as 20h30. Esta é uma forma de disponibilizar para as mulheres maior acesso ao exame que detecta alterações no colo do útero, que é feito em livre demanda, bastando somente a paciente levar documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O PCCU é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos. O ideal é fazê-lo uma vez por ano. O exame detecta alterações causadas pelo HPV; câncer do colo do útero e lesões por ele causadas; infecções e inflamações vaginais e algumas DST’s. O exame preventivo é imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

Durante todo o mês, a Semsa realizará atividades nas UBS´s, academias ao ar livre, além de programações diferenciadas às profissionais do sexo, realizada pela equipe do Consultório na Rua, e a grupos de lésbicas e bissexuais, com apoio do Grupo dos Homossexuais Thildes do Amapá (Ghata) e da Articulação de Lésbicas e Bissexuais do Amapá (Alba).

Em Macapá, 24 UBS’s fazem a coleta do PCCU, 20 na capital e 4 nos distritos, que realizam por mês mais de cinco mil coletas, além de disponibilizar em todas as unidades o exame clínico das mamas e encaminhamentos para mamografia. 

Serviço

Endereço: Rua José Valente dos Santos, nº 126, Buritizal

Horários:

Manhã, segunda a quinta-feira – 9h às 11h;

Tarde, terça a quinta-feira – 14h30 às 17h;

Noite, segunda a sexta-feira – 18h30 às 20h30.

Jamile Moreira/Asscom Semsa