O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil. Anualmente reúne milhares de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. A Prefeitura de Macapá é apoiadora do evento que acontece neste domingo (13).
A peregrinação movimenta o turismo religioso no município. Para o Instituto Municipal do Turismo (MacapáTUR), o turismo religioso tem ligação com outros segmentos turísticos e gera emprego e renda, capaz de consolidar o município como destino turístico.
Macapá já é categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro, nota mais alta dada pelo Ministério do Turismo.
O Mapa elegeu a Região Turística Meio do Mundo como município com real vocação turística. Somente os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem é que integram a “Categoria A”.
As viagens motivadas pelo interesse cultural ou pela apreciação estética do fenômeno, ou do espaço religioso são consideradas como turismo cultural. Cabe destacar, também, a interface do turismo religioso com o turismo de negócios e eventos, por agregar como atrativos turísticos grandes eventos de cunho religioso como o Círio.
Praça Santuário de Fátima
Na capital amapaense, a Praça Santuário de Fátima é mais um espaço para expressão da fé e amor dos devotos. A área possibilita a promoção de grandes eventos, como o Círio de Nazaré e outras atividades religiosas
Para melhor receber e abrigar as pessoas durante as missas campais e outras festividades católicas, em 3 de outubro de 2023, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou o espaço, com área de vivências, palco com cobertura e uma capela para celebrações de missas.
O local já foi marcado pelo show nacional da cantora Fafá de Belém, Padre Fábio de Melo e Banda Anjos do Resgate.
No Santuário acontecem duas grandes importantes celebrações: Dia de Nossa Senhora de Fátima, celebrado em 13 de maio e a santa missa do Círio de Nazaré. É do Santuário de Fátima, também, que a procissão do Círio dá largada.
A praça, localizada no bairro Santa Rita é um dos pontos turísticos e religiosos mais visitados da cidade; a obra faz parte do projeto da Prefeitura para revitalizar os espaços públicos, valorizar a cultura e a fé dos macapaenses.
Oportunidade para o empreendedorismo
O turismo religioso também proporciona a geração de renda para o pequeno empreendedor, que aguarda eventos como este, para lucrar com as vendas de terços, camisetas, guarda-sol e outros artigos religiosos.
O empreendedorismo gera receita para famílias e contribui para uma maior qualidade de vida da cidade e população. As festas religiosas são uma das mais fortes expressões da cultura brasileira.
Outras atividades decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões, como o Festival de Iemanjá, Ciclo de Marabaixo e Marcha para Jesus compõe uma rica oferta para o turista religioso no município.