Dia do Orquidófilo: hoje o dia é para homenagear aos que cuidam das orquídeas

Fotos: Arquivo – Orquidário / Gabriel Flores

Um dia especial para quem embeleza o mundo com sua dedicação a cuidar de uma das espécies mais lindas da natureza, as orquídeas. Hoje, 22 de junho, é o Dia do Orquidófilo. A Prefeitura de Macapá homenageia sua equipe responsável pelo Orquidário Municipal Terezinha Leite Chaves, localizado atualmente no Bioparque da Amazônia.

A gerente do Orquidário Municipal, Fátima Santos, há 7 anos cuida das espécies. Ela lembra quando recebeu o acervo da família da orquidófila Terezinha Chaves, quem dá o nome ao local. “É um privilégio trabalhar no orquidário, uma grande satisfação. Eu digo isso, porque, em 2012, fomos surpreendidos pela família Chaves Pinto, que, após o falecimento de sua genitora [Terezinha], fez a doação do seu acervo de orquídeas vindas de Pernambuco e Paraíba. Além disso, eles fizeram a reforma de todo o orquidário que existia na Secretaria de Meio Ambiente de Macapá”, conta.

No dia 4 de fevereiro de 2013 foi realizado pela família o Termo de Doação da espécie à Prefeitura de Macapá, no início da gestão do prefeito Clécio Luís, onde foi oficializado o Orquidário Municipal Terezinha Chaves. Atualmente, ele está integrado ao Bioparque da Amazônia. O Orquidário Municipal é o único oficial do estado e conta com 123 espécies nativas encontradas, e mais 64 orquídeas híbridas, fazendo parte da Associação de Orquidófilos do Estado do Amapá (Assoamor).

“No Orquidário, três são responsáveis pelas orquídeas. Fazemos ações direcionadas à educação, com o envolvimento das escolas que desejam levar alunos para as aulas práticas ou visitas monitoradas, que retornarão assim que o Bioparque reabrir. Realizamos também palestras e orientações para ensinos superiores e outras entidades que visitam o parque, e pessoas que apreciam as flores”, informa Fátima.

Segundo ela, Macapá possui grande quantidade de espécies de orquídeas. “Nossa região é um grande berçário de espécies nativas, e muitas ainda não têm registro, precisam ser descobertas”, diz.

Data comemorativa

Quem se destina ao cultivo de orquídeas e possui coleção de vários espécimes é chamado de orquidófilo. No Brasil, existem vários orquidófilos que se dedicam aos cuidados das mais belas orquídeas. Em homenagem a eles, foi instituído, no dia 22 de junho, o Dia do Orquidófilo. A marcante data é um tributo a João Barbosa Rodrigues, botânico e diretor do Jardim Botânico, do Rio de Janeiro.

O naturalista se dedicou ao cargo por aproximadamente 20 anos. Durante esse período, desenvolveu pesquisas sobre as orquídeas típicas do Brasil. Dentre os principais trabalhos, estão “Genera et species orchidearum novarum” e “Iconografia das orquídeas”. Sem falar dos gêneros de Baptistonia e Capanemia, determinados pelo pesquisador e amante das orquídeas.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação