Prefeito Clécio participa de videoconferência com autoridades e especialistas em análise de dados sobre a Covid-19 no Amapá

Fotos: Cleito Souza

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra e outras lideranças, participou na tarde desta terça-feira, 16, de videoconferência com especialistas em dados sobre a projeção do novo Coronavírus no Amapá. A equipe técnica apresentou um estudo cronológico, com apontamentos de dados sobre as estratégias adotadas pela Prefeitura de Macapá e Governo do Estado, desde o início da pandemia.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a prefeitura decretou no dia 14 de março o início das medidas de enfrentamento à síndrome respiratória na capital. “Em março, criamos o Comitê de Enfrentamento e Respostas Rápidas à Covid-19, suspendemos as aulas na rede municipal, eventos públicos e privados, instituímos novas regras no atendimento interno em todos os âmbitos da prefeitura, entre outras medidas. Revocacionamos ainda UBS’s para o combate à pandemia, iniciamos protocolos de atendimento, entre outras ações que acredito que nos ajudaram a chegar nessa estabilização da doença em Macapá”, relatou Clécio.

A análise foi comprovada pelos dados apresentados por meio de estudo feito pelo epidemiologista Patrício Almeida e apresentada pela equipe, de que apontam redução na taxa de letalidade nos casos confirmados da Covid-19 na capital. De acordo com o professor doutor Jadson Abreu, especialista na área de métodos quantitativos aplicados, o objetivo do grupo é acompanhar o desenvolvimento dos casos de Covid-19 e, por meio de análises estatísticas, dar subsídios aos governos Municipal e Estadual para colaborar com tomadas de decisões por ambos no enfrentamento da pandemia.

A secretária de Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra, ressaltou a necessidade de disponibilização, pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), dos dados diários para melhor a transparência nos casos analisados. Para o representante da Abin, a iniciativa foi uma oportunidade de aproximar autoridades estaduais e municipais de professores especialistas em análise de dados da Covid-19 no Amapá, a fim de subsidiá-los nas ações a serem tomadas, com projeções, propostas e metodologias próprias para enfrentamento da doença no estado.

Especialistas

A força-tarefa foi criada pela Agência Brasileira de Inteligência em maio e tem como objetivo reunir autoridades de saúde do estado e da região metropolitana em parceria com pesquisadores da Covid-19, para avaliação permanente do cenário da doença no Amapá, bem como para elaboração de projeções e necessidades de coleta e análise de dados.

Participaram da reunião o governador do Estado, Waldez Góes, os secretários de Saúde do município de Macapá e do Governo do Amapá, Gizela Cezimbra e Juan Mendes, o presidente Comitê Médico Covid-19, Pedromar Valadares; o prefeito de Santana, Ofirney Sadala; e os professores especialistas Jadson Abreu, Patrício Almeida, Heriberto Pena e Lindomar Ferreira.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação

Fotos: Cleito Sousa