Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entrega três novas viaturas para a Guarda Civil Municipal de Macapá

São pick-ups da marca Mitsubishi, modelo L200 Triton 4x4, doados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e adquiridos com recursos do Governo Federal

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerimônia ocorreu na sede da Associação dos Servidores Municipais, localizada no bairro Beirol | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal entregou três novas viaturas para a Guarda Civil de Macapá. A cerimônia ocorreu na sede da Associação dos Servidores Municipais, localizada no bairro Beirol. As viaturas servem para o reforço do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, na capital.

Os veículos são pick-ups da marca Mitsubishi, modelo L200 Triton 4×4, doados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e adquiridos com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Presentes no evento: o chefe do Executivo Municipal, Dr. Furlan (MDB); o inspetor-comandante da Guarda Civil, Mauro Dias; vereadores; comitiva municipal e imprensa.

Na ocasião, ocorreu a apresentação da turma de 200 guardas aprovados no curso de formação para porte de arma institucional. O representante da equipe, inspetor Fernando Lourenço, expôs o relatório de prestação de contas do convênio das viaturas – encaminhado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O documento foi entregue ao prefeito da capital.

Ocorreu, ainda, a apresentação da turma de 200 guardas aprovados no curso de formação para porte de arma institucional | Foto: Jesiel Braga/PMM

Em seguida, houve a exibição dos uniformes para 80 crianças do Projeto Social Anjos da Guarda. Os integrantes têm a faixa etária de 9 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Intenção da iniciativa é desenvolver nos participantes habilidades como: noções de disciplina; respeito, bem como inseri-los em outras atividades extracurriculares que envolvem saúde; cultura e meio ambiente.

Em 15 anos de existência, foram mais de 1.000 crianças formadas. Com a execução do projeto, a preparação cidadã é indispensável para manter as crianças longe da criminalidade.

“Sou ex-aluna. Se atualmente sou tudo que sou, é graças ao projeto. Fui integrante durante três anos. A preparação é crucial para o desenvolvimento dos jovens. Agradeço a todos por essa oportunidade”, disse Emilly Aparecida.

De acordo com Dr. Furlan, “cheguei nessa solenidade feliz. Com o sentimento de dever cumprido. Pedimos votos de confiança a cada guardião para esquecer o passado e que, ao nosso lado, pudesse construir possibilidades reais e não sonhos. Chances de carreira, salário e a valorização do salário base. Isso é fruto do trabalho, do diálogo e do entendimento que é feito todos os dias entre a gestão e cada servidor”.

No passado, a atual titular da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), Maria Neucila de Oliveira, trabalhou e acompanhou a formação da Guarda Municipal. Ela relembrou alguns momentos marcantes.

“Fiquei extremamente emocionada. Todos usam coturnos [botas]. Me lembro que, antigamente, eles usavam sandálias. Não existia uniformes. Tinham que fazer coleta. Foi um período carente. Com esforço extraordinário e um amor muito grande de todos os colaboradores, a instituição evoluiu. É um prazer ver a Guarda como está”, disse.

“Guarda Municipal estava com peças soltas. Começamos a encaixá-las nos lugares certos. Avançamos a cada dia. Parabenizo pela capacitação dos 200 homens formados. Com os Anjos da Guarda, tiramos as crianças da situação de risco. Isto nos fortalece e nos engrandece”, frisou Mauro Dias.

Veículos são do modelo L200 Triton 4×4, doados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e adquiridos com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) | Foto: Jesiel Braga/PMM

Mais iniciativas

Haverá a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF). Com investimento do Tesouro Municipal, a entidade receberá 2.250 munições não-letais; 10 pistolas elétricas e capacitantes; cinco motos da marca Honda, modelo Sahara 300; uma viatura modelo Yaris, da Toyota, adquirido com emenda da deputada Silvia Waiãpi e mais oito Yaris doados pelo Pronasci 2.

| Fotos: Jesiel Braga/PMM