Consulta Ouro completa um ano de atuação em Macapá com mais de 3 mil atendimentos para gestantes

Serviço oferta consultas primordiais para a gestação, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento prévio

Por Matheus Gomes - Secrtetaria Municipal de Comunicação Social

Para obter atendimento, as gestantes precisam apresentar apenas documentos pessoais e cartão do SUS | Foto: Merlin Pires/PMM


Nesta quarta-feira (19), o projeto Consulta Ouro, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), completa 1 ano em Macapá. O serviço, que oferece todas as consultas necessárias durante a gestação, já ofertou mais de 3 mil atendimentos. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) BR 210, a programação de aniversário iniciou com uma palestra sobre a importância dos cuidados primários da gravidez.

Além do cronograma de atendimentos, as gestantes receberam um café da manhã reforçado e kits de maternidade.
Disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em cada primeira e terceira semana do mês, a Consulta Ouro facilita o acesso a exames laboratoriais, atualização vacinal, testes rápidos e atendimentos com especialidades médicas, como fisioterapeuta, nutricionista, dentista e psicólogo.

Marcenilda Amorim foi uma das contempladas com os atendimentos na unidade. A professora se mudou de Laranjal do Jari para Macapá há pouco menos de um mês e procurou a UBS BR 210 para sua primeira Consulta Ouro e avalia a iniciativa de forma positiva.

“É minha primeira vez aqui e estou impressionada com a agilidade com que fomos atendidas. Só quem gera sabe como é necessário estarmos em constante acompanhamento. Encontrar todo esse aparato, em um só lugar, é incrível “, conta a professora.

A diretora do departamento de ciclos da vida, Larissa Moraes, conta que a natalidade no município é grande e pensando nisso, a gestão idealizou o projeto Consulta Ouro para aumentar o número de consultas, melhorar o atendimento, oportunizar o acesso à equipe multiprofissional, sem necessidade de agendamento e já com datas definidas.

“O saldo desses 12 meses é extremamente positivo. Encontramos um método que funciona muito bem e que tem oportunizado uma gravidez segura para centenas de mães e filhos”, relata Larissa.

Confira mais fotos: