Imersão em TEA: Dia Mundial do Orgulho Autista é comemorado pela Prefeitura de Macapá com capacitação sobre o tema

Objetivo foi promover a troca de experiências e aprimorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Por Etienice Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Profissionais da saúde participam de capacitação no auditório do MP | Fotos: Merlin Pires/ Secom PMM

Voltada para os profissionais da saúde que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a capacitação reuniu nesta terça-feira (18) diversos profissionais da saúde em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado neste dia 17 de junho.

Intitulada “Imersão em TEA: do Diagnóstico à Intervenção”, a capacitação reuniu terapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física e especialistas em neuropsicologia. O objetivo foi promover a troca de experiências e aprimorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo que os pacientes com TEA recebam um atendimento mais qualificado e adequado.

Erica Aymore, secretária municipal de Saúde, explicou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é qualificar cada vez mais o atendimento das nossas crianças na rede municipal de saúde. Este treinamento é essencial para melhorar o serviço prestado.”

Regina Frota, diretora do Departamento de Saúde Mental, complementou. “Este evento é fundamental para a capacitação dos nossos colaboradores. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão comprometidas em oferecer um atendimento eficiente para a nossa clientela TEA.”

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) inclui uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de interesses e atividades restritos e repetitivos.

O evento aconteceu no auditório do MP e contou com a participação ativa dos profissionais, visando assegurar um atendimento cada vez mais humanizado e especializado para as pessoas com TEA na cidade de Macapá.