Projeto Recriar: Crianças do Cras União confeccionam brinquedos recicláveis

Atividade proporcionou diversão, estimulou brincadeiras educativas com foco na preservação do meio ambiente

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Assistência Social

Oficina de brinquedos recicláveis para crianças assistidas pelo equipamento | Foto: Nágila Rocha/PMM

Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) União, realizou, nesta terça-feira (11), oficina de brinquedos recicláveis. O público-alvo foram crianças assistidas pelo equipamento.    

Iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A equipe técnica reuniu crianças – de cinco a 11 anos – para atividade colaborativa com a sustentabilidade e a conservação da natureza. Elas fazem parte do Projeto Pequenos Guerreiros.

Durante a oficina, os pequenos usaram materiais como garrafas pet, CD, papel e plástico para confecção de brinquedos. Os objetos despertam a criatividade e ensinam o público infantil sobre a importância da reciclagem e ajudam a compreender o impacto do lixo no meio ambiente.   

Ana Paula, 11, é integrante do Projeto. Ela descreveu a experiência adquirida. “Foi muito legal montar os brinquedos. Aprendemos a fazer várias coisas e a gente se divertiu muito. Vou levar para casa e brincar com a minha família”. 

A educadora do Cras União, Meirian Silva, explicou como o projeto é desenvolvido.

“Trabalhamos todas as terças-feiras com meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Praticamos, de forma lúdica, a importância da reciclagem por meio de campanha educativa – que envolve jogos e brincadeiras”, destacou.

Coordenadora do Cras União, Suzy Santos | Foto: Nágila Rocha/PMM

A coordenadora do Cras União, Suzy Santos, enfatizou que os participantes precisam conhecer práticas que promovem a responsabilidade social. 

“Nosso foco foi levar até os integrantes iniciativas para reduzir, reutilizar e reciclar lixos que afetam negativamente o desenvolvimento ambiental. Além disso, essas atribuições aproximam a garotada do Cras para participarem ativamente dos projetos”, disse.

Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social