Maio Amarelo: Prefeitura de Macapá realiza Ação Social de Saúde para motoristas e usuários do transporte coletivo

Iniciativa durou quatro horas e foi realizada na Praça Veiga Cabral. Público-alvo foi taxistas; mototaxistas; motoristas de aplicativo; usuários do transporte coletivo e população em geral

Por Luiz Felype Santos - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Iniciativa ocorreu na manhã desta terça-feira (28), na Praça Veiga Cabral | Foto: Wellington Barros/PMM

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Macapá realizou Ação Social de Saúde, na Praça Veiga Cabral, localizada na região Central. Iniciativa foi executada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e fez parte da programação da Campanha Maio Amarelo.

Durante quatro horas, taxistas; mototaxistas; motoristas de aplicativo; usuários do transporte coletivo e população em geral buscaram serviços como consultas com nutricionista; teste rápido; atendimento médico e psicólogo; vacinação; exames laboratoriais e massoterapia.

Ação Social foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa); Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senast).

“Sabemos da correria diária dos profissionais do transporte e, por isso, disponibilizamos serviços gratuitos em um ponto estratégico de Macapá“, frisou a coordenadora de Campanha do Departamento de Educação da CTMac, Tádila Beatriz.

Segundo a diretora do Departamento de Ciclo de Vida da Semsa, Larissa Moraes, “são tarefas essenciais aos profissionais, que trabalham muito todos os dias. É um dia voltado para eles. Trata-se de cuidado com a saúde física e mental. As famílias também foram bem-vindas”.

Natural do município de Porto Grande (AP) e taxista há 18 anos, Adinelson Oliveira afirmou que as pessoas “devem usufruir a boa ação prestada pela Prefeitura de Macapá”.

“É uma atividade eficaz e primordial. Aproveitei o momento e os médicos fizeram check-up geral na minha saúde, verifiquei as vacinas atrasadas e participei dos outros serviços. Não tenho tempo para ir ao Hospital ou à Unidade Básica de Saúde. Aproveito essas ações para fazer o que falta”, acrescentou.

O motorista Arnaldo Lima frisou a importância do momento. “Fui bem atendido. As equipes aferiram a pressão e participei de alguns exames. Nenhuma alteração na saúde. À Prefeitura de Macapá, agradeço por essa iniciativa. Que haja outras. Trabalho como mototaxista há 24 anos”.

Maio Amarelo

A programação faz parte da campanha Maio Amarelo. O tema ‘Paz no Trânsito começa por você’ é seguido do lema ‘Comece pelo correto. Respeite as leis de trânsito’. A campanha visa conscientizar pedestres; motoristas de carro e moto sobre perigos, bem como prevenir e reduzir acidentes de trânsito.

| Fotos: Wellington Barros/PMM